Divulgação

Na noite do dia 13 de março, o curso de Engenharia Ambiental promoveu palestra da acadêmica Tailane Hauschild, que esteve durante seis meses na Universidade de Aveiro, em Portugal, na unidade de Ambiente e Ordenamento, sob orientação do professor Luis Tarelho. Os relatos foram para uma plateia de alunos interessados nos potenciais de intercâmbio, oferecidos pela instituição portuguesa. As temáticas de economia circular, gestão sustentável das águas, ecologia industrial, ecodesenho e recuperação de áreas degradadas foram apresentadas como tópicos, envolvendo disciplinas e competições promovidas por indústrias portuguesas que interagem com os estudantes da Universidade de Aveiro.

Em outro tema de abordagem, o desenvolvimento de métodos e dispositivos para o estudo de processos térmicos para valoração de resíduos foi detalhado, mostrando o ganho de formação que Tailane trouxe para a Unisc. Montar os dispositivos para rampas de temperatura em fornos de quartzo permitirão o desenvolvimento de vários trabalhos de conclusão e dissertações. Além disso, pirolisar e gaseificar passam a ser temas de potenciais ofertas de projetos em parceria com indústrias da região, ampliando o mercado de trabalho para os futuros profissionais de Engenharia Ambiental.