Resultados de estudo realizado com famílias que plantam tabaco em Vale do Sol geraram livro

As formas como as tecnologias de comunicação são incorporadas no cotidiano de famílias agricultoras foi tema de uma pesquisa desenvolvida durante quatro anos no município de Vale do Sol. Os resultados dessa investigação foram reunidos em um livro que está sendo lançado, com versão e-book de acesso livre. As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais: (re)configuração de uma ruralidade (Edunisc, 2019) é o título da obra que condensa a investigação sobre os usos de mídias tradicionais, tais como rádio e televisão, e de novas mídias, como telefone celular e computador, artefatos presentes na vida social contemporânea, inclusive no rural dessa região. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Carolina Escosteguy, “a abordagem da investigação está ligada a uma visão teórica e metodológica para a qual a tecnologia é tanto um fenômeno tecnológico, quanto cultural”. Assim, revelaram-se processos que envolvem questões de gênero, geração, desenvolvimento social e mudanças tecnológicas, temáticas aprofundadas nos capítulos do livro.

Vale do Sol se destaca por ter uma das maiores populações rurais percentuais do Rio Grande do Sul, 88,72% do total de 11.077 habitantes (IBGE, 2010). São mais de duas mil famílias de agricultores que cultivam o tabaco como principal atividade, intercalando com outros cultivos e a pecuária, grande parte para subsistência. Apesar de algumas propriedades não contarem com sinal de internet ou telefonia, todas as famílias que participaram da pesquisa fazem amplo uso de novas tecnologias de comunicação.

Para se inserir nesse cotidiano rural, a equipe realizou três visitas a cada família participante entre 2014 e 2018. Foram aplicados formulários, entrevistas em profundidade e produzidas fotografias que ilustram a presença e o uso das tecnologias. A pesquisa foi desenvolvida por investigadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), das áreas de Comunicação e Desenvolvimento Regional. O estudo teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenação geral da professora Ana Carolina Escosteguy, com coordenação de campo da professora Ângela Felippi.

Da Unisc, além da professora Ângela Felippi, participaram da pesquisa e do livro estudantes de doutorado e de mestrado em Desenvolvimento Regional e de graduação em Comunicação Social. “A experiência foi rica. Pudemos compreender como essas tecnologias têm sido incorporadas na vida das famílias, observando os usos feitos e os sentidos que têm para diferentes gerações que compartilham a vida na propriedade rural, assim como as diferenças na incorporação entre os gêneros”, afirma a professora Ângela.

O livro foi recentemente lançado num evento da área de Comunicação, em Porto Alegre, e em Santa Cruz do Sul será lançado em setembro, durante o IX Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que abrigou a pesquisa na Unisc. Há uma versão impressa e uma versão em e-book , essa disponível para download gratuito no site https://www.unisc.br/pt/home/editora/e-books.

Título do livro: As tecnologias de comunicação no cotidiano de famílias rurais: (re)configuração de uma ruralidade

Autores: Ana Carolina Escosteguy, Ângela Cristina Trevisan Felippi, Lirían Sifuentes, João Vicente Ribas, Aline Bianchini, Vinícius Gonchoroski de Oliveira, Yhevelin Serrano Guerin e Cidonea Machado Deponti

Coordenação: Ana Carolina Escosteguy

Editora: UNISC