Esq. para dir.: Diene da Silva Schlickmann (Mestranda do PPGPS Unisc), Víctor Manuel Alfaro Magallanes (Doutorando da UPM) e Pedro Jose Benito Peinado (Coordenador do Laboratório de Fisiologia del esfuerzo da UPM) .
Esq. para dir.: Pedro Jose Benito Peinado (Coordenador do Laboratório de Fisiologia del esfuerzo da UPM), Diene da Silva Schlickmann (Mestranda do PPGPS), Víctor Manuel Alfaro Magallanes (Doutorando da UPM) e Patricia Lopez Navarro (Ténica de laboratório da UPM).

O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) firmou parceria de pesquisa com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM-Espanha). A Mestranda do PPGPS e bolsista Capes, Diene da Silva Schlickmann, orientada pela professora Silvia Isabel Rech Franke e co-orientada pela professora Jane Dagmar Pollo Renner, reuniu-se, no dia 17 de maio, com o professor Pedro José Benito Peinado, na Faculdade de Cência e Atividade Física e do Esporte da UPM, para apresentar os objetivos da pesquisa que investigará o perfil dos praticantes de academias. O estudo, desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc, já está em andamento no Brasil e é coordenado pela professora Silvia.

A coleta de dados em Madri foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unisc (CEP) e fará parte da pesquisa Uso de suplementos alimentares na prática esportiva em academias: efeitos sobre a composição corporal, danos renal e hepático, acidose sanguínea, citotoxicidade e estabilidade genômica, que foi contemplada com Bolsa CNPq. O estudo tem sido desenvolvido no Brasil e será agora parcialmente reproduzido na Espanha, entre os meses de maio e junho, com o objetivo de investigar o estilo de vida, os hábitos alimentares e o consumo de suplementos por desportistas praticantes de academias em Madrid.

A mestranda Diene da Silva Schlickmann ressalta que o trabalho é inédito e que o principal objetivo é buscar conhecimentos científicos para melhorar a compreensão sobre o perfil dos praticantes de academias. “Essa troca de experiências entre os grupos de pesquisas Brasil e Espanha será enriquecedora para o estudo”, destacou.  A professora e coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech Franke, enfatiza que a cooperação entre a Universidade Politécnica de Madrid fortalece a integração entre professores e alunos. “Essa ação amplia e incentiva as ações de pesquisas internacionais, bem como fortalece os trabalhos científicos, constituindo-se de mecanismos que alavancam o processo de internacionalização do PPGPS”, frisou.