Grupo na Universidade Nacional de Rio Cuarto (Argentina)
Visita à Universidad Adolfo Ibañez de Viña del Mar (Chile)

No período de 21 de novembro a 2 de dezembro, um grupo formado por mestrandos, doutorandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR) esteve na Argentina e no Chile para uma viagem internacional de estudos. Também participaram da atividade os professores Rogério Silveira, Cidonea Deponti, Cláudia Tirelli e Silvia Areosa, dois alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Economia, além de dois professores da Unipampa - Campus São Gabriel.

Na primeira etapa da viagem o grupo esteve na Universidad Nacional de Rio Cuarto na Argentina (NRC). No Chile, foram visitas a Universidad de Los Lagos em Santiago (Ulagos), a Universidad Adolfo Ibañez em Viña del Mar (UAI) e o Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura para a América Latina e Caribe, em Santiago (FAO).

De acordo com os organizadores, a viagem foi exitosa nos seus objetivos de consolidar as relações de cooperação com as universidades e programas que o PPGDR já tem convênio e de buscar novas parcerias, como foi o caso do CEPR-UAI e do Escritório Regional da FAO, quando foi possível articular a elaboração de projetos de pesquisa e de publicações conjuntas. “O contato direto com os colegas da UNRC, da Ulagos e da UAI possibilitou também articular a participação dos mesmos, tanto como editores como autores convidados na produção de números temáticos futuros da Revista REDES do PPGDR, bem como fomos convidados a participar como avaliadores e a submeter artigos para a Revista Pólis, da ULAGOS”, disseram os docentes do PPGDR que acompanharam o grupo.