Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de dissertação em regime de dupla titulação da Unisc com a UniQuindío (Colômbia). O aluno Lucas Vinicius Reis defendeu sua dissertação intitulada Desenvolvimento de modelo de maturidade lean/green: avaliação da sinergia através de uma plataforma online, para obtenção dos títulos de Mestre em Sistemas e Processos Industriais, pela Unisc e de Mestre em  Engenharia com ênfase em Engenharia de Software, pela Universidad del Quindío (UniQuindío). O trabalho, que contou com a orientação dos professores doutores Liane Mählmann Kipper (Orientadora - Unisc) e Fáber Giraldo Velásquez (Coorientador - UniQuindío), foi avaliado pelas professoras doutoras Rejane Frozza (Unisc) e Ana Julia Dal Forno (UFSC).

O duplo diploma é possibilitado por meio do convênio de cooperação firmado entre os dois programas, sendo que, em 2017, o aluno do Mestrado em Sistemas e Processos Industriais permaneceu por seis meses realizando disciplinas e parte de sua pesquisa na Maestría en Ingeniería de Software - UniQuindío.

O convênio de dupla titulação em breve contabilizará a segunda defesa, da estudante colombiana Mónica Lorena Tobón Clavijo. Após permanecer por 8 meses na Unisc cursando disciplinas e realizando suas pesquisas, Mónica retornará à Colômbia no dia 4 de março.

*Publicado por Josemar Santos