No ano de 2011, o então mestre Carlos Alexandre Lutterbeck foi contemplado com uma bolsa de estudos do CNPq para a realização do doutorado no exterior, junto ao Instituto de Química Ambiental e Sustentabilidade da Universidade de Lüneburg (Leuphana Universität Lüneburg), Alemanha, sob a orientação do professor Klaus Kümmerer. Em outubro de 2015, defendeu com êxito a sua tese denominada Environmental Fate of Selected Anticancer Drugs: Photodegradation, Biodegradation and Toxicity of Cyclophosphamide, 5-Fluorouracil, Methotrexate and Imatinib e obteve assim, o título de doutor em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.).

O trabalho de doutorado foi desenvolvido em parceria com a Unisc, quando foram desenvolvidas atividades ao longo de um ano. As atividades foram supervisionadas pelo professor Ênio Leandro Machado, que também foi co-orientador da tese. Ao longo de pouco mais de três anos e meio, a parceria Leuphana/Unisc resultou na publicação de seis artigos científicos em peródicos de reconhecida excelência (Chemosphere, Science of the Total Environment e Environmental Pollution), bem como na publicação de um capítulo de livro.

Além disso, diversos pôsteres foram apresentados em eventos científicos internacionais de reconhecida grandeza, realizados nas cidades de Barcelona (Espanha), Vancouver (Canadá), Edimburgo (Escócia), Nashville (Estados Unidos), Atenas (Grécia) e Nimês (França).

Neste ano, o pesquisador foi contemplado pelo CNPq com uma bolsa de pós-doutorado júnior (PDJ). Sob a supervisão do professor Ênio Leandro Machado, Carlos  Alexandre Lutterbeck realizará, ao longo de 12 meses, pesquisas relacionadas ao projeto intitulado Sistema integrado de wetlands construídos e células de combustível no tratamento de efluentes urbanos, que tem como objetivo primordial avaliar a eficiência da utilização integrada de wetlands construídos e células de combustível microbianas (CWs + CCMs) em relação ao tratamento de efluentes do campus universitário da Unisc e em relação à geração de bioenergia.

*Publicado por Josemar Santos