AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) realizou neste semestre uma disciplina em formato internacional, com a participação de pesquisadores da Alemanha, do Canadá, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos e do Peru. A iniciativa foi organizada entre a Coordenação do Programa e a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), pautada no atual cenário, em que as colaborações acadêmicas podem ser desenvolvidas virtualmente. A atividade ocorreu na disciplina de Tópicos Especiais, com a colaboração dos professores Rosana Schneider, Eduardo Lobo e Andreas Kohler (PPGTA - Unisc). 

Os objetivos foram incrementar a internacionalização do Programa e oportunizar aos mestrandos e doutorandos a formação com visão global sobre problemas enfrentados e soluções ambientais desenvolvidas no mundo. Os temas específicos nas aulas abordaram questões e realidades desses países, como a indústria do petróleo e seus efeitos ambientais e sociais, elementos sobre biomassa e bioprodutos, tratamento de efluentes, controle e destino de resíduos sólidos, poluição atmosférica, monitoramento e recuperação ambiental, avaliação de impacto ambiental, indicadores ambientais, bloom de algas em ambientes eutrofizados e presença de cianotoxinas em águas e na atmosfera, tecnologias de remediação química e biológica, espécies exóticas nas cidades, entre outros. "A aproximação com pesquisadores estrangeiros é algo que permite olhar além do nosso espaço físico local e demonstra para nossos pós-graduandos o nível tecnológico que nos encontramos, mostrando que nossas pesquisas estão alinhadas com problemas ambientais que ocorrem aqui ou em outras partes do mundo" disse a coordenadora do PPGTA e professora responsável pela disciplina, Rosana Schneider.

"Acredito que vivenciei uma das melhores disciplinas que cursei até hoje, apesar das limitações do idioma, ela também nos enriqueceu neste aspecto, exigindo mais atenção, mais concentração, principalmente para traduzir rapidamente a fala dos pesquisadores internacionais", salientou o doutorando em Tecnologia Ambiental, Ismael Fernando Christmann. “Essa participação demonstra a organização e a estrutura da Unisc para manter a qualidade mesmo nas atividades síncronas em meio ao momento em que vivemos", frisou o doutorando Daniel Brinckmann Teixeira. Já a mestranda Ana Paula Justen ressaltou que, com a atividade, alguns colegas, inclusive, vislumbraram as possibilidades da realização de doutorado-sanduíche e da interação em pesquisa, recomendando que se repita essa modalidade no futuro.

No último encontro, houve uma contribuição local do professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR), Markus Erwin Brose, que trouxe uma importante colaboração sobre o tema da mudança climática e seus impactos na sociedade.  "Esperamos poder contribuir com ações similares em outros cursos e programas da Universidade, que auxiliem na formação de nossos estudantes conscientes da realidade local e além das nossas fronteiras, promovendo o verdadeiro sentido da internacionalização e fortalecendo os laços de cooperação da Unisc com as instituições estrangeiros conveniadas, como é o caso desse grupo de pesquisadores que convidamos e colaboraram nessa disciplina", ressaltou coordenadora da AAII, Cristiana Mueller.

Os pesquisadores estrangeiros que colaboraram na disciplina foram:  Haywood Dail Laughinghouse IV (University of Florida - EUA); Enrique Javier Peña Salamanca (Universidad del Valle - Colômbia); Fernando Abilio Merino Rafael (Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru); Hedda Sander (Ostfalia University of Applied Sciences - Alemanha); Henry Reyes Pineda (Universidad del Quindio - Colômbia); Irma Maria Garcia Giraldo (Universidad del Quindio - Colômbia); Mallerliny Quintero Rodriguez (Universidad del Quindio - Colômbia); Katty Verónica Coral Carrillo (Universidad Internacional SEK - Equador); Sergio Castro Morales (Universidad de Santiago de Chile);  e Sudip Rakshit (Lakehead University - Canadá).

MENU PRINCIPAL