Felipe Nopes

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram parceria para a implementação do Programa Jovens Empreendedores. O ato de lançamento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 3 de julho, no Palacinho. Cerca de 100 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da rede municipal – Cardeal Leme, Menino Deus, José Leopoldo Rauber e Frederico Assmann – passarão a estudar o pensamento empreendedor e a desenvolver projetos com assessoria e suporte do Sebrae.

A aplicação prática da proposta acontecerá através da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), a partir de dois eixos centrais: comportamento empreendedor e plano de negócios. As atividades serão desenvolvidas com base em quatro temas transversais: cultura da cooperação; cultura da inovação; ecossustentabilidade; e ética e cidadania.  A realização ocorrerá durante o turno normal das aulas e também no turno oposto, em forma de oficinas.

Segundo a gerente do Sebrae, Liane Klein, o programa está sendo implementado pela primeira vez em Santa Cruz do Sul, mas no Estado já existe há cinco anos. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade diferenciada para os jovens. “A educação empreendedora vai muito além de abrir um negócio, é muito mais que o empreendedorismo de empresa e envolve muitas outras coisas. Ela abre uma janela para que o jovem passe a atuar de forma mais proativa dentro da comunidade”, explicou.

A secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse que Santa Cruz do Sul dá um passo gigantesco ao firmar a parceria. “Queremos que, além do conceito de empreendedorismo, os alunos aprendam e encontrem soluções nas suas rotinas diárias”, salientou. O objetivo é que, aos poucos, o programa possa atender a todas as escolas da rede municipal.

Em sua fala, a reitora da Unisc e presidente do Comitê Governança: desenvolvimento para o empreendedorismo, Carmem Lúcia de Lima Helfer, destacou que o futuro envolve uma visão empreendedora. “É uma cadeia de desenvolvimento do empreendedorismo, sendo necessário trabalhar habilidades e competências. Temos que olhar o futuro com muita esperança, e Santa Cruz tem essa característica de empreender”, comentou.

Nos dias 5 e 6 de agosto, 17 professores indicados pela SEE estarão envolvidos em uma capacitação com consultores do Sebrae. Eles serão os multiplicadores da metodologia Jepp dentro das escolas participantes do programa. As instituições receberão kits para a realização de dinâmicas. O ato no Palacinho também contou com a presença do prefeito Telmo Kirst; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia Valim; de diretores de escolas; e de demais autoridades e servidores da Prefeitura.

Sugira sua divulgação