Felipe Nopes

Formados em 1967, integrantes da primeira turma do curso de Ciências Contábeis da Unisc estiveram reunidos no último sábado, dia 2 de dezembro, para comemorar os 50 anos de formatura. Num almoço descontraído, realizado no Salão Azul da sede campestre do Clube União, em Santa Cruz do Sul, os ex-colegas e amigos de longa data se reencontraram, confraternizaram e relembraram histórias da época em que eram estudantes.

O 50º Encontro Anual da Turma Pioneira do Curso de Ciências Contábeis da Unisc também contou com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; dos professores Márcia Frey e Renê Seibert, do Departamento de Ciências Contábeis, e Susana Mueller, do Departamento de Biologia e Farmácia; e de familiares dos diplomados. “Para mim, é um privilégio participar deste encontro, pois 50 anos não é qualquer idade. Vocês foram pioneiros de um curso histórico e tradicional da nossa universidade. Nós reconhecemos a história que vocês começaram a construir. Que vocês possam brindar por mais 50 anos. Brindem à vida”, ressaltou a reitora.

Representando a turma de bacharéis, Guido Pauli homenageou os ex-colegas e os ex-professores, dos quais três estavam presentes. “Muitos fatos ocorreram desde que ingressamos na faculdade e, alguns deles, nos levaram a mudar a forma de educar os nossos filhos”, disse. “É grande a nossa alegria por estarmos aqui reunidos. Nos encontramos ininterruptamente todos os anos desde a formatura”, complementou Pauli. Segundo o aposentado e um dos organizadores do encontro, Amyr José Rockenbach, os ex-colegas se reúnem há cinco décadas sempre no primeiro sábado de dezembro. “Isso representa um recorde para qualquer turma de ensino superior”, apontou.

Em sua fala, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Frey, manifestou a alegria e a gratidão em compartilhar o momento histórico com os diplomados. “A turma de vocês é única. Temos o compromisso de manter viva a trajetória que vocês iniciaram. O curso se renova a cada ano e é ofertado pela Unisc desde o seu surgimento, em todos os processos seletivos. Isso só acontece graças a vocês, que foram visionários e acreditaram no sonho de levar o curso adiante”, salientou.

Em seguida, os ex-alunos e seus representantes receberam uma bandeja da Unisc alusiva aos 50 anos de formatura, entregue pelos professores Márcia e Seibert, além de um certificado de participação no encontro, confeccionado pelos organizadores do evento. Para encerrar, o grupo de diplomados cantou o tradicional hino da turma.

*Publicado por Felipe Nopes