Em meio a tantas mudanças provocadas pela pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), os impactos no âmbito educacional também estão sendo intensos, exigindo muitos desafios, bem como um equilíbrio emocional muito grande por parte de estudantes, pais e educadores, que tiveram que se reinventar de forma muito rápida. Diante desse cenário, o Projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc firmou uma parceria com a Rede Criança e com o Programa a União faz a Vida do Sicredi. Por meio do acordo, professores e estudantes de diversos cursos da área da Saúde e da Gastronomia, integrantes do projeto, estarão auxiliando a Rede Criança, por meio de capacitações aos colaboradores, assim como quanto às necessidades e exigências estabelecidas para o retorno das atividades.

Destacam-se para as capacitações/treinamentos as seguintes ações: higienização e desinfecção de materiais, superfícies e ambientes; como garantir o distanciamento controlado dentro da escola; como identificar os sinais e sintomas da Covid-19 e quais são as orientações para encaminhamentos; como proceder para alimentação e cuidados de higiene das crianças; medidas para grupos de risco; elaboração de procedimentos operacionais padrão; entre outros.

A Rede Criança

A Rede Criança foi criada em 2005, tendo como missão promover a união e o fortalecimento das escolas de Educação Infantil, primando pela qualidade da educação na primeira infância, buscando credibilidade junto à comunidade. Tem como princípio a cooperação, a organização, a confiança, a ética e a responsabilidade. Conta com um grupo de oito escolas, sendo elas: Escola de Educação Infantil Baby, Escola Alegria, Escola Kinderhaus, Escola Moranguinho, Associação Pão de Mel, Escola Paraíso Infantil, Escola Piá e Escola Turma do Pé Pequeno.

No sentido de buscar parcerias, desde de 2018 faz parte de suas ações e planejamentos o Programa A União faz a Vida, sendo este é um dos programas sociais do Sicredi, cujo objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes o contato com os valores da cooperação e da cidadania.