No dia 14 de novembro, bolsistas e professores do projeto de extensão Pró-Saúde Unisc promoveram ações alusivas ao Dia Mundial da Diabetes com estudantes e funcionários da Instituição. O grupo realizou uma atividade interativa no centro de convivência da Unisc, com distribuição de maçãs como incentivo à uma alimentação saudável, verificou a glicemia capilar e registrou dados dos participantes sobre os fatores de risco para a diabetes, bem como sintomas comuns dessa patologia. O objetivo foi conscientizar a população acadêmica sobre os fatores de risco para a diabetes e sintomas frequentes dessa patologia.

Com base nos dados e valores de glicemia capilar registrados de 200 participantes, entre funcionários e estudantes, apenas sete declararam ter diagnóstico de diabetes. Quando avaliados os fatores de risco (n=13) para a diabetes segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, apenas o consumo de álcool alcançou um percentual de 53% entre os participantes. Os demais fatores de risco apresentaram percentual de 1,0 a 12,0%. Quando avaliados os sintomas frequentes no diabetes (n=15) segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, destaca-se que aproximadamente 30% dos participantes declararam ter dificuldade de concentração, sentir de vez em quando o pé formigar e ter dificuldade para dormir e permanecer no sono. Para os demais sintomas frequentes no diabetes, os percentuais foram de 1 a 23,8%.

A Diabetes é um problema grave de saúde pública no Brasil e no Mundo. Os valores de glicemia capilar foram de 72 a 226 mg/dL e o critério atual para diagnóstico de Diabetes é de ³ 126 mg/dL.

*Publicado por Josemar Santos