AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O documentário Operação Carretera Austral, que narra uma cicloviagem de 1.815 km que se iniciou em Bariloche (Argentina), seguiu ao longo de toda RN-07 - a mítica Carretera Austral (Chile), terminando 25 dias depois na argentina El Calafate, já pode ser acessado no Youtube gratuitamente emhttps://youtu.be/dCve_i6Z6J4. A edição é de Gelson Pereira e a trilha sonora de Henrique Sulzbacher.

O filme, que conta a aventura vivida em janeiro de 2019 pelo professor do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGPL) e do Departamento de Comunicação Social da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, antecede o lançamento do livro de mesmo nome, em setembro próximo, e de uma exposição de fotos sobre a viagem. “Meu objetivo, com o documentário, é tanto divulgar o cicloturismo e suas possibilidades como compartilhar um pouco de tudo o que eu vi e vi ao longo destes dias que estive na estrada, pedalando”, salienta o professor Demétrio.

Esse é o terceiro documentário produzido a partir das cicloviagens do professor da Unisc. No primeiro, Operação Banda Oriental de 2017, editado igualmente por Gelson Pereira e com trilha sonora de Killy Freitas, é narrada a cicloviagem que realizou desde Santa Cruz do Sul, onde mora, até Buenos Aires (Argentina), passando, no caminho, pelo Uruguai - a Banda Oriental. O vídeo pode ser acessado no link https://youtu.be/ys_Oc1NPqYQ

Em Operação Valparaíso de 2018, também com edição de Gelson Pereira, mas com trilha sonora do Duo Vento Madeira, é contada a história de uma cicloviagem de 1.830 km que se iniciou em Uruguaiana, na fronteira, e seguiu até Valparaíso (Chile), cruzando, no caminho, o norte da Argentina e a Cordilheira dos Andes. O vídeo está disponível no link https://youtu.be/IxlokhDq7Hc

O livro Operação Carretera Austral, pela Editora Catarse, será lançado em setembro, juntamente com exposição de fotos temática, em data a ser marcada, no espaço cultural Domi Gastrononia (Carlos Trein, 670), antiga Casa das Cucas.

MENU PRINCIPAL