AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividades ocorreram na Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, da Universidad de Buenos Aires

O professor Rogério Silveira, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou como pesquisador de um conjunto de atividades de ensino e pesquisa que integraram o Workshop Urbanização e Sistemas Urbanos na América Latina, promovido pela Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, da Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina. A programação ocorreu entre 24 e 26 de abril e o docente esteve a convite da professora da UBA Mariana Schweitzer.

As atividades envolveram, inicialmente, a participação no dia 24 de uma mesa redonda sobre o tema “Urbanização e Sistemas Urbanos na América Latina”, coordenada pela arquiteta Mariana Schweitzer (Universidad de Buenos Aires) e que teve como painelistas, Francisco Maturana (Universidad Austral do Chile), Santiago Petrocelli (Universidad de Buenos Aires) e Rogério Leandro Lima da Silveira (Unisc). Teve como público alunos e docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Paisagismo, e alunos e docentes da Cátedra de Planificación Urbana.

Nos dias 25 e 26 ocorreu o seminário sobre “Evolução dos Sistemas Urbanos dos distintos Países: Situação Atual”, que teve a participação dos pesquisadores Mariana Schweitzer, Mariel Arancio, e Santiago Petrocelli (Universidad de Buenos Aires-Argentina), Rogério Leandro lima da Silveira (Unisc), Francisco Maturana Miranda (Universidad Austral de Chile – Chile), Leonardo Altmann (Universidad de La República-Uruguai), Francisco Javier Romero Pérez (Universidad Autónoma de Guerrero – México) e Jhon Wilians Montoya Garay (Universidad Nacional de Colômbia- Colômbia). Os pesquisadores relataram os resultados de suas pesquisas sobre os sistemas urbanos nacionais, destacando o papel e importância das cidades médias.

Na oportunidade os pesquisadores avançaram nas tratativas, iniciadas em 2023, para a criação da Rede Latinoamericana de Pesquisadores sobre Cidades Intermédias (ReLaCI) que terá como o objetivo desenvolver investigações conjuntas e produzir conhecimentos e estudos aplicados sobre a urbanização e o papel de intermediação das cidades médias e pequenas, em seus contextos regionais e nacionais, dos respectivos sistemas urbanos. A rede ReLaCI igualmente irá produzir publicações conjuntas e promover eventos científicos, intercâmbios de pesquisadores e alunos, bem como contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas de planejamento urbano e regional, nos países da América Latina.

"O workshop teve como objetivo debater as principais características e dinâmicas do funcionamento dos sistemas urbanos nacionais, quais suas particularidades e semelhanças, e quanto às políticas públicas nacionais de desenvolvimento urbano e regional precisam levar em conta essas configurações e dinâmicas em seus planejamentos. A nossa participação no workshop, representando o PPGDR, foi uma importante oportunidade para compartilhar com os colegas e alunos argentinos os resultados de nossas pesquisas sobre a rede de cidades brasileiras e sobre a importância das cidades médias e pequenas para o desenvolvimento regional brasileiro. Foi também importante para conhecer o trabalho de pesquisa dos colegas argentinos, chilenos, uruguaios e colombianos e estabelecermos agendas comuns de pesquisas futuras e intercâmbio de alunos e docentes", diz o professor Rogério.

Visita ao Centro de Estudios Urbanos y Regionales 

O grupo aproveitou a estada em Buenos Aires para também visitarem o Centro de Estudios Urbanos y Regionales (CEUR), centro de pesquisa independente e vinculado ao Conicet-Argentina. “Lá tivemos uma reunião com o geógrafo Ariel Garcia, pesquisador principal da equipe do CEUR. Tratamos da possibilidade de estabelecermos um convênio de cooperação e intercâmbio com o PPGDR-Unisc, uma vez que o CEUR desenvolve pesquisas e estudos sobre a dinâmica de desenvolvimento regional na Argentina”, acrescenta o professor. 

O CEUR recebe pesquisadores e alunos de outros centros e instituições argentinas e estrangeiras para estágios de pesquisa. Foi entregue ao professor Ariel uma proposta inicial de convênio de cooperação para avaliação da diretoria do CEUR. “Há interesse do CEUR em estabelecer essa parceria e colaboração com o PPGDR-Unisc e esperamos poder avançar nas tratativas de celebração do convênio nos próximos meses”, completa o professor Rogério.

ceur

Rogério e Ariel Garcia no CEUR

MENU PRINCIPAL