Rafael Becker colaborou com a autoria de dois capítulos de um livro voltado aos alunos de Agronomia e Engenharia Agrícola. Edições foram entregues à biblioteca

O professor dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Sobroza Becker, realizou a entrega à Biblioteca da Unisc de cinco exemplares do livro “Manual de Máquinas Agrícolas – Volume I”. O professor colaborou com a autoria de dois capítulos do livro que tem a edição e organização dos professores Tiago Rodrigo Francetto (UFSM), Rouverson Pereira da Silva (UNESP) e Lucas Augusto da Silva Gírio (UFRGS).

O livro foi publicado com o intuito de sanar uma problemática antiga: a falta de informação técnica acessível para os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola. O livro faz parte de um projeto que é uma colaboração voluntária entre vários docentes de universidades públicas e privadas do país e do exterior, em parceria com a indústria de máquinas agrícolas brasileira, visando promover o acesso ao conhecimento técnico-científico. Toda a renda gerada pela venda dos exemplares é destinada exclusivamente aos custos do projeto. Ao todo, neste primeiro volume, estão envolvidos 22 professores autores, 14 instituições de ensino e 14 empresas apoiadoras.

Vale destacar que haverá mais versões dessa edição. O Volume II abordará máquinas para colheita mecanizada e está previsto para ser lançado entre o final deste ano e o início de 2025. Além do lançamento de livros físicos, que devem ser disponibilizados nas bibliotecas das universidades e empresas parceiras, o projeto ainda prevê o lançamento dos livros em formato digital, com mídias de áudio, vídeo e hiperlinks, além de versões em inglês e espanhol.

Os livros agora serão catalogados e inseridos no sistema da Biblioteca da Unisc, e em breve eles estarão disponíveis ao público acadêmico.

rafael

Rafael fez entrega das edições ao coordenador da Biblioteca, Lucas Motta