O evento de premiação ocorre dia 10 de dezembro, às 16h, em transmissão online.

Anualmente, o Grande Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. A análise e seleção das produções, foi realizada por professores, indicados pelo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior). Entre os participantes da comissão, esteve presente a professora da Unisc Dra. Adriane Lawisch Rodriguez.

A Cerimônia de premiação ocorre no dia 10 de dezembro, à partir das 16h, de forma online. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada no YouTube Capes_Oficial.  “Será uma live emocionante para quem torce pela ciência brasileira”, afirmou a professora Adriane.

Criado em 2005, e entregue pela primeira vez em 2006, o prêmio abrange todas as áreas de conhecimento que tem um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Para definir os ganhadores, é levado em consideração os quesitos de originalidade, caráter inovador e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas. Os autores das teses selecionadas vão receber uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional e seus orientadores, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil.

Já nos trabalhos vencedores do Grande Prêmio, o orientador vai receber R$ 9 mil para participação em congresso internacional e o autor vai ganhar uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional. Além disso, o Prêmio Capes de Tese conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que oferecerão premiações adicionais.