AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Bruna Lovato/Unisc

Nas aulas, são oferecidos estudos diferenciados para os estudantes

Nas aulas, são oferecidos estudos diferenciados para os estudantes

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem um programa diferenciado para ensinar línguas estrangeiras para pessoas com mais de 50 anos. O Programa Tempo, do Centro de Línguas da Unisc, está com inscrições abertas para turmas de inglês e espanhol. 

De acordo com uma das professoras Stefanie Hoelzel Heuser, as aulas são diferenciadas, pois se procura fazer algo mais social, com integração, como passeios, jantares para aprender a culinária de determinados países, jogos, música. “É algo mais divertido, mais lúdico, mais dinâmico.”

Antes do início das aulas, é feito um nivelamento para saber em qual turma o interessado deve ingressar - básico, intermediário e avançado. “Não tem aquela pressão de estudar para a prova. Nós queremos ver a evolução, cada um no seu tempo, por isso Programa Tempo”, fala a professora Vera Maria Assmann.

Vera também ressalta que os estudantes que frequentam a aula já têm uma vivência maior, uma outra bagagem de vida e buscam sair da zona de conforto. “Também sabemos que estudar uma nova língua retarda o declínio cognitivo, então muitos procuram por isso também.”

Viagens nos planos

Juarez Adilson Marques, de 57 anos, começou as aulas em 2019. Morador de Rio Pardo, ele conta que sempre teve vontade de aprender um novo idioma. Mas foi o convite de um amigo, que mora na Inglaterra, que fez com que colocasse o plano em prática. “Ele sempre me convida para ir para lá, então, agora quero ver se faço a viagem.”

Andrea Cristina Schmitt, de 59 anos e moradora de Santa Cruz do Sul, também sempre teve vontade de entender um pouco de inglês. Anos atrás chegou a iniciar um curso, mas desistiu. Agora, voltou a estudar. “Quando viajo acabo que não entendo a língua. Em julho tenho uma viagem para a Colômbia e em março do próximo ano para a Europa, então o curso vai me ajudar.”

MENU PRINCIPAL