Foi publicado na revista Trials o protocolo de pesquisa multicêntrica sobre a segurança e eficácia da máscara de mergulho adaptada para ventilação não-invasiva (VNI). Trata-se de um estudo pioneiro em pacientes com insuficiência respiratória, com ou sem Covid-19, admitidos no Hospital Otávio de Freitas e Hospital do Agreste, ambos de Recife/Pernambuco, e no Hospital Santa Cruz (HSC), sendo o HSC o centro coordenador do estudo.

A pesquisa é coordenada pela professora Dulciane Paiva, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Tem a colaboração de pesquisadores como as professoras Patricia Érika de Melo Marinho e Juliana Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); doutor Carlos Fernando Drumond Dornelles (HSC); e as mestrandas Litiele Evelin Wagner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Sonia Elvira dos Santos Marinho (UFPE), tendo originado dois trabalhos de cursos de graduação e duas dissertações de mestrado.

A pesquisa foi premiada no III Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica, da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, em setembro de 2021 e foi destaque no evento da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs 2021). Em 2022, foi publicada na Trials, uma revista internacional de alto impacto e de grande visibilidade mundial, o que garantirá o acesso da pesquisa realizada na Unisc à comunidade científica global.

Segundo Dulciane, o reconhecimento reside no fato de investigar a viabilidade de uma nova interface para aplicação da VNI que permite maior vedação à face do paciente, conforto e aceitação igual a das máscaras orofaciais já tradicionalmente utilizadas. “Além desse aspecto, a VNI tem sido amplamente utilizada como método para melhorar a aeração pulmonar e evitar a evolução para a intubação do paciente.”

Para ela, a publicação em revista científica de destaque, representa uma grande conquista, fruto de todo esforço e dedicação dos profissionais envolvidos que acreditaram no potencial de uso efetivo do equipamento e nos benefícios que ele acabou trazendo aos pacientes. “Um orgulho para a Unisc, para o Hospital Santa Cruz e para os fisioterapeutas, médicos, residentes e acadêmicos do curso de Fisioterapia envolvidos no estudo”.

- Para ler o artigo, clique aqui