Da esquerda para a direita: Claudio Possebon (secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Restinga Seca), Alan Turba (agente de Endemias da Prefeitura Municipal de Restinga Seca) e Adilson Ben da Costa (diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc).

O abastecimento de água de muitas comunidades do interior dos municípios gaúchos é proveniente de poços e fontes naturais.  Esses sistemas de abastecimento são denominados Soluções Alternativas Coletivas (SAC) e, de forma geral, fornecem água de boa qualidade para o consumo humano. Contudo, diversos estudos desenvolvidos pela Unisc têm identificado níveis elevados de flúor em alguns desses sistemas, ficando acima dos limites máximos permitidos pela lei estadual e Federal para potabilidade. Muito embora o flúor seja um importante agente inibidor da cárie, em níveis elevados é responsável por uma doença em crianças denominada fluorose dental.

Ciente desse problema a Unisc, desde 1996, vem investindo esforços no desenvolvimento de um sistema eficiente e de baixo custo, capaz de reduzir a concentração de flúor na água de abastecimento até valores adequados ao consumo humano, com o propósito de erradicar a fluorose dental nas comunidades que utilizam água subterrânea para abastecimento. Importante destacar que, nesses projetos, a Universidade contou com o apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Inicialmente concebido como projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, agora ganha uma nova dimensão, uma vez que passa a atuar na prestação de serviços à comunidade, caracterizando um projeto de extensão universitária. Nesse contexto, um convênio entre o Núcleo de Gestão Pública da Unisc e a Prefeitura Municipal de Restinga Seca resultou na produção dos primeiros sete sistemas de desfluoretação de uso doméstico, que serão instalados na localidade de São Sebastião. Além do fornecimento desses sistemas, a Unisc vai auxiliar a Prefeitura no monitoramento e manutenção dos equipamentos.

A equipe do projeto é composta por Adilson Ben da Costa (Programas de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e em Sistemas e Processos Industriais), Eduardo Lobo Alcayaga (Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental), Valéria Borges Vaz (Núcleo de Gestão Pública da Unisc) e Ronaldo Bastos dos Santos (Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais). Atualmente, outros convênios estão sendo acordados com municípios e empresas da região.