Com o objetivo de contribuir para a formação de professores da rede municipal de ensino, foi criada a Rede de Educação e Saúde, formada por um grupo de professores da área da saúde da Unisc, com a participação de acadêmicos. A partir da proposta, desde o mês de setembro, são oferecidas atividades remotas (via google meet), tendo como público-alvo professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de Educação Física, do bloco inicial de alfabetização (1º ao 3º ano), de anos iniciais (1º ao 5º ano), da Educação Infantil, dos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa, Língua Alemã, Língua Inglesa, Arte e Ensino Religioso, assim como direções, orientadores educacionais, supervisores escolares e psicopedagogos da Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Entre os temas abordados nos encontros, estão: home office e questões musculoesqueléticas; alívio da ansiedade e do estresse: prática de meditação guiada; modernidade e escolhas alimentares; caminhos do SUS - história, funcionamento e gestão; escolhas alimentares conscientes e saúde bucal, autocuidado com as Práticas Integrativas Complementares (PICs): Práticas de automassagem Shiatsu para o bem-estar físico e emocional; e O momento presente é sempre perfeito: prática de meditação guiada.

De acordo com a coordenadora do Cenários de Prática, professora Beatriz Baldo Marques, até o momento, mais de 800 professores da rede de educação participaram das atividades nos diversos momentos, numa média de 100 beneficiados por atividade. “Importante ressaltar que as atividades podem ser repetidas em diferentes horários e dias, pois nem todos os professores da rede de educação teriam disponibilidade de participar em um único horário. Também há limite de participantes por atividade. Além do mais, as atividades estão sendo uma excelente experiência e, mais uma vez, mostra a integração da Unisc com a comunidade”, salientou.