Essa quarta-feira, dia 26 de fevereiro, marcou o começo de mais um semestre letivo na Unisc. Mas, apesar dos espaços da universidade terem recebido melhorias e inovações, as novidades vão além das salas de aula, pois, é o momento de colocar em prática o projeto de Reinvenção Pedagógica, desenvolvido ao longo de 2019.

Quem está ingressando na Unisc encontra transformações desde o primeiro dia de aula, recebendo um ensino dinâmico e que preza pelo protagonismo do estudante.  A nova arquitetura curricular, projetada para capacitar pessoas a um mercado de trabalho em convergência, garante experiências voltadas ao desenvolvimento regional e maior aprofundamento em disciplinas práticas ao longo da formação.

Dentro das mudanças propostas está o Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (Lepc), que já inicia suas atividades, com uma estrutura criada para fortalecer o diálogo e a troca de conhecimentos entre alunos e professores, para desenvolver soluções voltadas à comunidade acadêmica e regional. A base do Lepc é a aprendizagem baseada em projetos, um formato inovador de ensino, onde as vivências e a participação dos estudantes são imersivas e desafiadoras.

“O Lepc traz ao estudante um contato maior com o mercado de trabalho, aliando os conceitos do empreendedorismo, clássico e social, com a prática.  A partir de demandas reais da comunidade, serão lançados desafios para que os acadêmicos desenvolvam suas habilidades. Essa iniciativa visa a formação empreendedora, o trabalho em equipe, a valorização dos saberes, a criatividade, a autoconfiança e a liderança em iniciativas orientadas. ”, explica Erion Lara, coordenador do Lepc.

Também, para iniciar o semestre com boas-vindas ao novo formato de ensino, foi realizada a Formação Geral, no Anfiteatro do bloco 18, onde acadêmicos e professores receberam informações sobre o atual método de aprendizagem, módulos e ferramentas -como a sala virtual. As atividades coordenadas pelo pró-reitor de ensino, Rolf Fredi Molz, em conjunto com a diretoria de ensino, visam fortalecer laços entre os ingressantes e a comunidade acadêmica.