Quando ingressou na Unisc, em março de 2006, Makely Ferreira Rodrigues sequer imaginava que sua história com a universidade seguiria para muito além da tão sonhada formatura. Cinco meses após a colação de grau, ela começou a trabalhar como psicóloga organizacional no setor de Recursos Humanos da Universidade, local onde se desenvolveu e evoluiu profissionalmente durante cinco anos. Em 2017, voltando da sua licença-maternidade, recebeu o convite para juntar-se ao Hospital Santa Cruz (HSC) como psicóloga clínica-hospitalar. "Foi quando me despedi da Unisc para continuar minha caminhada profissional em outra mantida da Apesc", lembra. Além disso, foi no Cepru, outra mantida da Apesc, que ela teve sua primeira experiência como docente no curso técnico, em 2018. E com uma grata surpresa: foi paraninfa da primeira turma do Técnico em Recursos Humanos.

O Mestrado, contudo, sempre foi um sonho distante para Makely. Apesar de ser algo almejado, chegava a ser considerado, por vezes, “inalcançável”. Atualmente, mais madura pessoal e profissionalmente, Makely vê no Mestrado não só a realização de um sonho, mas a oportunidade de alcançar um mundo de possibilidades antes jamais acessadas e que, agora, estão mais próximas e mais possíveis. Para ela, concretizar esse sonho junto à primeira turma do Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc é muito gratificante, especialmente por ser um mestrado que lhe permite dialogar com sua prática, de forma a aprimorar, cada dia mais, suas atividades e contribuir com seu local de trabalho. "Além disso, o programa conta com professores extremamente capacitados para contribuir com a minha qualificação profissional. O Mestrado Profissional em Psicologia foi uma grata oportunidade, e sou muito feliz por poder viver essa escolha".

Com o objetivo de capacitar profissionais da Psicologia, da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e a produção de novas tecnologias no campo da Psicologia, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado Profissional da Unisc forma profissionais que, assim como Makely, estão aptos a propor formas criativas para a solução de problemas e o enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho. O curso reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, objetiva a articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental. Para tanto, o Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, além de habilitar para a docência.

Makely diz ser muito grata e realizada profissionalmente, e que grande parte desse sentimento se deve à Unisc. “Meus primeiros ensinamentos de sala de aula, proporcionados por incríveis professores (e muitos deles encontro hoje como aluna do mestrado), somados aos anos de trabalho nessa mesma instituição, fizeram de mim essa profissional curiosa, determinada, responsável, realizada e apaixonada pela profissão”. Além disso, são muitas as lembranças aconchegantes que ela diz guardar da sua formação, visto que uma delas a marcou de forma especial: seu estágio curricular. “O Hospital Santa Cruz foi um dos locais escolhidos para adquirir experiência nos estágios. Nesse local, eu cresci, aprendi, amadureci e, acima de tudo, me apaixonei pela prática da Psicologia. É nesse mesmo local, que muito me ensinou enquanto aluna, que hoje atuo como psicóloga. Foi através do olhar e da supervisão atenta dos professores que pude aprender e me desenvolver profissionalmente”.

Em junho deste ano, Makely completou 7 anos de Apesc, instituição que, nas palavras dela, sempre lhe acolheu tão bem e lhe proporcionou muito além de crescimento profissional. Ao relembrar sua relação com a universidade, com o Hospital Santa Cruz, com o Cepru e com o ensino, Makely cita um famoso pensamento de Francis Bacon: O conhecimento é em si mesmo um poder’. Saber é conhecimento. O poder, a partir do saber e do qual eu acredito, é um conjunto de habilidades técnicas, comportamentais e científicas capaz de empoderar e de transformar o meu mundo, o nosso mundo, através da troca de informações e de conhecimento. Portanto, acredito que, além de poder, saber é transformação”. E ainda completa. “Tenho muito orgulho de ser filha da Unisc e, atualmente, como funcionária e aluna, faço votos de que nossa história ainda tenha muitos caminhos trilhados”.

Quer, assim como a Makely realizar sonhos? Acesse https://youtu.be/l_GvZ9mYr5Y e veja em que o Mestrado em Psicologia pode lhe ajudar. As inscrições para o Programa estão abertas, aproveite esta oportunidade. Saiba mais em www.unisc.br/ppgpsi.