A pesquisa, que consiste na aplicação de questionário e teste rápido para Covid-19, ocorre entre 4 e 6 de junho em domicílios sorteados aleatoriamente.

Após a finalização das quatro fases da pesquisa estadual, agora, Santa Cruz do Sul participa do estudo nacional intitulado Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: estudo de base populacional. Coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiado pelo Ministério da Saúde, o estudo segue contando com o apoio de universidades parceiras, a exemplo da Unisc. Nesta etapa, a pesquisa ocorre simultaneamente em 133 municípios do país, entre os dias 4 e 6 de junho.

A entrevista, realizada em domicílios sorteados aleatoriamente por meio de dados do IBGE, é executada por profissionais do Instituto brasileiro de opinião pública e estatística (Ibope). Durante o momento, ocorre aplicação de um breve questionário sobre possíveis sintomas da Covid-19, bem como um teste rápido que detecta a presença de anticorpos para a doença. O objetivo do estudo é medir o nível de imunização da população brasileira, para que seja possível identificar como o vírus se propaga no país.

Ingre Paz, professora do curso de enfermagem da Unisc, que atua no projeto, reforça que os resultados da pesquisa auxiliam as autoridades a criar medidas de prevenção e controle da disseminação da doença. “Diante do contexto da pandemia, é notório o protagonismo dos profissionais da saúde. Mas precisamos também mencionar a atuação da equipe multiprofissional na assistência à saúde, que divulga informações completas e nos possibilita pensar juntos em ações de combate à Covid-19”, afirma.

No Rio Grande do Sul as cidades participantes são Caxias, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Uruguaiana.