Evento acontece entre os dias 7 e 9 de outubro. Programação fecha com a Mostra em Cartaz

De 7 a 10 de outubro, os cursos de Comunicação Social, bem como o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promovem a XXIX Semana Acadêmica (Seacom) e o III Colóquio de Comunicação e Inovação para o Desenvolvimento. Este ano, o evento abordará o tema “Comunicação e a Emergência Climática”, tendo como principal objetivo criar um ambiente de formação e debate em volta da importância da área profissional da comunicação diante da gestão de eventos climáticos, reconstrução de regiões afetadas e prevenção.

Considerando a necessidade de discussão a respeito do assunto, que faz parte da subárea acadêmica de Comunicação e Desenvolvimento, serão debatidos aspectos como inovação das práticas, da tecnologia e de novos formatos de comunicação midiática. Para a coordenadora dos cursos, Patrícia Regina Schuster, trata-se de um momento de suma relevância, seja para os acadêmicos, seja para a comunidade em geral. “É nestas situações que temos a oportunidade de abordar, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, uma questão que se coloca tão imperiosa como esta, que envolve a comunicação e o clima. Olharemos para isso com o fôlego e o estofo intelectual que a temática exige”, alerta.

Já a coordenadora do PPGDR, Cidonea Machado Deponti destacou que a parceria do Programa com o curso já é de longa data e que este tipo de evento aproxima a graduação da pós-graduação e a Universidade com a sociedade como um todo. “Nossa participação e apoio reforçam o compromisso do nosso Programa com a sustentabilidade e a justiça social. O PPGDR lançou um manifesto em maio deste ano se solidarizando com a comunidade regional, que enfrentou a catástrofe climática, e nele também se comprometeu com diversas ações. Este evento contribuirá com a construção das interfaces necessárias para viabilizar ações e reflexões sobre o tema”.

DIA 7 de outubro – Sala 101

19 horas – Abertura do III Colóquio de Comunicação e Inovação para o Desenvolvimento

19h30m – Painel de Abertura – Emergência Climática e Comunicação

Márcia Franz Amaral – Pesquisadora de Cobertura de Catástrofes - UFSM

Markus Erwin Brose – Pesquisador de Crise Ambiental – Unisc

Mediação:  Ângela Felippi - Unisc

DIA 8 de outubro - Sala 101

19 horas – Painel – Gestão de Crise de Comunicação em Catástrofe Ambiental

Carlos Ismael Moreira – Coordenador de Comunicação do Gabinete de Crise do Governo do RS

Carine Ferreira Nied – Comunicadora Sanitarista do SUS

Juliano Hennemann – Presidente do Sinapro-RS

Felipe Menezes –  Criador do Meu Lar de Volta

Mediação: Grazielle  Brandt - Unisc

Dia 9 de outubro - Sala 101

19 horas – Painel – Comunicação Ambiental após a Catástrofe Ambiental

Filipe Speck –  Co-fundador da Matinal

Lu Gastal – Produtora de Conteúdo Digital.

Renata Padilha – Ambientalista da Eco pelo Clima

Nathália Lauxen – Repórter do SBTRS – Vale do Taquari