AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Evento ocorre numa parceria entre a Universidade de Taubaté e o PPGDR Unisc

 

 

A Universidade de Taubaté (Unitau) e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR) realizam o LXII Seminário G&DR Internacional de Gestão e Desenvolvimento Regional - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental. As atividades iniciam nesta sexta-feira 31 de julho, às 19 horas, e se estenderam até o dia 1º de agosto, marcando o início das atividades acadêmicas do primeiro semestre da turma de 2020 do Doutorado Interinstitucional Unisc/Unitau. Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o evento, que conta com palestras e debates, acontece de forma remota pela plataforma zoom, com a participação de convidados das instituições parceiras do país e do exterior, abordando diferentes temas voltados ao Desenvolvimento Sustentável Socioambiental.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau), professor Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira, disse que a temática é bastante relevante em nível mundial, sendo discutida em todo os lugares, principalmente na América. “O seminário tem uma dimensão internacional, mas tem uma importância muito grande do ponto de vista nacional e regional”, salientou.

 

Programação:

31/07 - Sexta-feira (19h) - link: https://zoom.us/j/98039107057#success

AberturaMestre de cerimônia: Prof. Dr. Lourival da Cruz Galvão Junior (Unitau).  Convidados: Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli - Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Taubaté (Unitau), Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc-RS, Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau) e Prof. Dr. Silvio Cezar Arend - Coordenador do Doutorado Interinstitucional Unisc/Unitau. 

Conferência Magna - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental (19h30 às 21h) 

Palestrante: Prof. Dr. César Adrián Ramírez Miranda - Coordenador de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Autônoma Chapingo/ México. 

Painel de Debates 21h às 22h30 

Mediador: Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasília-DF. Participantes: Profa. Dra. Monica Franchi Carniello - Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e Prof. Dr. Silvio Cezar Arend, Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC-RS. 

 

01/08  - Sábado (8h30) link: https://zoom.us/j/93636569449#success

Mesa Temática: Assimetrias e Impactos na Ocupação do Território Urbano. Mediador: Prof. Dr. Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau). 

Palestra 1 - Ocupação do Espaço Urbano no Brasil: Uma Retrospectiva (8h30 às 9h20Palestrante: Prof. Dr. Clovis Ultramari - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ PUCPR-PR, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná/ UFPR-PR e coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da Capes/Brasília-DF e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/ Brasília-DF. 

Palestra 2 - Gestão Contemporânea do Município (9h20 às 10h10). Palestrante: Prof. Dr. Waldecy Rodrigues - Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins/UFT-TO, coordenador adjunto de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da Capes/ Brasília-DF e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq/ Brasília-DF. 

Palestra 3 - Cidades Inteligentes e Espaço Urbano (10h10 às 11h). Palestrante: Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess - Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau), pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados-Programa Cidades Globais/IEA-USP-SP e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nível 1D- do CNPq/ Brasília-DF. 

Debatedores: Prof. Dr.  Rogério Leandro Lima da Silveira - Pós-Doutorado em Geografia e Planejamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa- Portugal

MENU PRINCIPAL