Próteses serão utilizadas para o treinamento de um paciente amputado femoral bilateral

Stubbies com base

Stubbies com pés

Técnicos protesistas

O Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRFis), ao longo dos anos, tem conseguido proporcionar melhoras significativas na vida de seus usuários. Dando sequência a essa proposta, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), através do protesista Gabriel Moura e  do auxiliar de produção Wagner Marques da Silva, confeccionaram stubbies. São pequenas próteses que serão utilizadas para o treinamento de um paciente amputado femoral, vítima da Covid-19, que teve seus membros inferiores amputados em abril de 2021. “Vai ser difícil, mas não impossível voltar a andar. Irei me dedicar ao treino que será aqui na Unisc e, depois, aguardar as próteses definitivas”, disse o paciente.

O estudante e bolsista do SRFis, Kelvin Silveira da Silva, acompanhou a prova dos stubbies e será o responsável pelo treino semanal. “É uma experiência muito interessante e inovadora. Realizar o treino com ele será um desafio e vai requerer estudo, o que me motiva na preparação desse treino para a adaptação do usuário à prótese”, ressaltou. Os técnicos protesistas responsáveis disseram que essa foi a primeira experiência de confecção. “Portanto, um desafio na busca para adequar da melhor maneira possível a ortostase do usuário. Poderíamos ter colocado os joelhos, mas o processo precisar seguir etapas importantes, nas quais o equilíbrio estático e dinâmico são importantes para os próximos passos da colocação das próteses definitivas”, mencionaram Gabriel e Wagner.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia e do SRFis, Angela Cristina Ferreira da Silva, foi um dia gratificante, pois a equipe do SRFis, juntamente com a Acadef, mais uma vez venceu desafios, encontrando soluções com competência para proporcionar qualidade de vida às pessoas amputadas. “Para os estudantes, esses momentos trazem aprendizados vivenciados e experienciados em um ato que os coloca de frente com a realidade. Já para o usuário esse é um momento de esperança de poder novamente voltar a andar”, afirma.

A Acadef, em parceria com o SRFis, também proporciona inovação para as aulas de órteses e próteses, tendo ajustado e recriado o simulador de próteses, através do trabalho do ortesista Gabriel Brasil. Assim, o curso de Fisioterapia poderá proporcionar aulas interativas e simuladas referentes à amputação. “Esse fato é importante para a percepção dos estudantes frente aos desafios, barreiras e possibilidades de independência com o uso da prótese encontradas pelos amputados no dia a dia. Nosso agradecimento ao Gabriel Brasil, à direção e à equipe da Acadef”, acrescentou a professora Angela Cristina Ferreira da Silva.

Técnico ortesista

Estudante fisioterapia em treinamento