No momento as famílias beneficiadas receberam o endereço de suas futuras residências

O sorteio de 80 unidades habitacionais do Loteamento Mãe de Deus foi realizado na noite dessa quinta-feira, 2, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O projeto, que é custeado com recursos do governo federal e executado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul em conjunto com a Caixa Econômica Federal (CEF), prevê a construção de 400 residências no Bairro Santuário. As famílias que irão ganhar moradia já haviam sido selecionadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), segundo critérios de necessidade e, agora, ficaram estabelecidos de forma aleatória o endereço de cada uma.

A Unisc é parceira da iniciativa, prestando serviços de organização e mobilização comunitária, bem como acompanhando das famílias desde o processo de seleção, até a entrega das casas. “Mesmo após a entrega das unidades, vamos realizar várias ações comunitárias com as famílias, como trabalhos voltados à cidadania, geração de emprego e renda, ações sociais e ambientais, por exemplo. Nosso foco principal é gerar pertencimento ao local, considerando que as pessoas vem de diferentes pontos da cidade”, explicou a subcoordenadora do trabalho técnico social da Unisc, Laureana Lamb Ferreira.

Devido à pandemia, para realizar o sorteio, a Unisc precisou repensar as estratégias do encontro, prezando pelo distanciamento social e por todos os cuidados com a segurança. Respeitando os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar aglomeração, somente um representante de cada família esteve presente. Os participantes foram divididos em quatro salas de aula que contavam com o recurso de exibição da transmissão ao vivo do sorteio. Também foram realizados cuidados com análise da temperatura corporal, higienização de mãos e pés para entrada no local.

Em uma sala ao lado, o pró-reitor de extensão e relações comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, a secretária de habitação, Aretusa Scheibler e a assistente social da Sehab, Emília Rasquinha, ministraram o sorteio do endereço de cada residência. Em sua fala, Ângelo destacou que era uma alegria, enquanto Universidade, participar de uma iniciativa tão importante: “sabemos que a casa própria é um sonho para muitos. E hoje, além de consolidar essa conquista, vocês vão saber qual o endereço da sua residência e visualizar a localização exata no mapa”.

Djanira Goulart Orquiz, uma das futuras residentes do loteamento, comemorou ao ouvir que até o fim do mês de agosto as casas estarão prontas para moradia. “Meu coração tá acelerado, batendo a mil de ouvir isso. Eu sempre sonhei em ter uma casa boa. Meu marido e meus cinco filhos também estão ansiosos. Pensamos muito nesse dia da mudança e agora tá perto. Essa vai ser a minha casa e eu só fico imaginando arrumar ela, ajeitar tudo bonito como planejei”, reforçou.

Cada residências possui 45,31 metros quadrados e vem devidamente equipada com água, luz e rede de esgotos. As famílias beneficiadas são oriundas de áreas de risco, de alagamentos, vivem em situação de insalubridade ou de pobreza extrema. “Estramos trabalhando há um ano nesse projeto e é muito gratificante poder chegar nessa etapa de definição dos endereços. Pra nós é um momento especial, porque sabemos que estamos concretizando o nosso trabalho e tantos sonhos”, revelou a secretária Aretusa.

Definição por sorteio dos domicílios:

1.Rua 4, números pares:

Rosemir da Silva;
Maria Erli dos santos da Rosa;
Rosemeri Santos da Motta;
Adriana Rasquinha;
Marina dos santos Britto;
Elisangela dos Reis da Rosa;
Juliana Rafaela Gaspar;
Maria A. Benta Ferreira;
João Antônio Pereira;
Juliana Carvalho dos Santos;
Dara Suli Santos da Mota;
Andressa Rodrigues;
Rosemaria da Silva Ferreira;
Josué Geremias da Rosa

2. Rua 4, números ímpares:

Julia Sarai Mendes;

Zilda Souza Silva;
Teresinha Soares;
Samantha A. Santos;
Tatiana Fernanda dos Santos.