A aproximação entre empresa e Universidade colabora com o desenvolvimento econômico local e proporciona experiências voltadas ao mercado para acadêmicos.

Foto: Divulgação da Empresa.

Desde julho deste ano o Parque Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc) conta com mais uma empresa associada: a InocullaTech, cujo foco é biotecnologia. Através da aproximação entre a empresa e a Universidade será possível buscar o desenvolvimento de produtos naturais para a alimentação saudável de animais, um setor pouco explorado na região. Além disso, a união pode contribuir para a formação de mão de obra qualificada na área da inovação, por meio das oportunidades de bolsas aos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

A InocullaTech foi contemplada em uma ação conjunta entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS), recebendo auxílio financeiro para custear suas atividades, através do edital Doutor Empreendedor. O incentivo foi destinado à empresas inovadoras, que pudessem levar conhecimento e tecnologia para o mercado.

Segundo a diretora da InocullaTech, Michele Hoeltz, a empresa tem o objetivo de colocar no mercado insumos nutracêuticos de origem natural e microbiana para promoção de saúde e bem-estar animal. “Ações, como este edital, voltadas ao desenvolvimento de novos negócios fazem parte de uma visão ampla de incentivo à inovação em nosso estado. É fundamental contar com este apoio para transformar o conhecimento gerado pela pesquisa em produtos e serviços que beneficiem a economia local”, destaca.

Além da estrutura de laboratórios e das plantas piloto disponíveis na Universidade, a empresa também conta com o apoio de pesquisadores das áreas de química, biologia, farmácia e medicina veterinária. A parceria é parte dos esforços da Unisc para fortalecer os ambientes de inovação no Campus. Ao longo dos próximos dois anos, período que a empresa terá acompanhamento, a previsão é de que sejam criados ao menos quatro produtos diferenciados.

O gestor do TecnoUnisc, Rafael Kirst, reforça que “na economia atual, a inovação passa a ser central para o sucesso das empresas. Por isso, a possibilidade de interação direta entre empreendedores e pesquisadores dentro da própria universidade facilita e acelera muito o processo de geração de novas ideias e tecnologias, o que traz benefícios para todo o ecossistema. Vale destacar também a importância de parceiros como a Fapergs e o Sebrae nesta dinâmica”.