Teve início nesta segunda-feira, 21 de setembro, a programação da 6ª Jornada Internacional de Alfabetização, 8ª Jornada Nacional de Alfabetização e 16ª Jornada de Alfabetização da Unisc. Neste ano de 2020, o evento ocorre de forma on-line, tendo como objetivo contribuir para a discussão sobre os desafios que se apresentam à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, ou seja, uma sociedade cada vez mais ligada a escrita.
Durante a abertura oficial das atividades, a coordenadora do evento, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc (PPGL), Rosângela Gabriel, disse se tratar de um momento significante, pois diversas são as causas pelas quais se faz necessário lutar no âmbito da educação. “Neste evento, por exemplo, algumas dessas causas estão bastante presentes, tais como o direito de todos a uma educação de qualidade e o direito de aprender a ler com fluência, pois é isso que permite o exercício da cidadania e que as pessoas possam usufruir do patrimônio cultural da humanidade”, salientou.
A conferência de abertura foi ministrada pela pesquisadora da Universidade de Ohio, Laura Justice, com o tema Teaching higher-level language skills as a means to improve reading comprehension. Também participaram da solenidade o pró-reitor Acadêmico da Unisc, Rolf Fred Molz; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Adilson Ben da Costa; a professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-RS e idealizadora das primeiras Jornadas de Alfabetização, Vera Wannmacher Pereira; e a doutoranda do PPGL da Unisc, Aline Elisabete Pereira.
A programação do evento, que é patrocinado pela Fapergs, segue até esta sexta-feira, 25 de setembro, com Simpósios, oficinas, conferências, mesas-redondas e rodas de conversa. Na sexta-feira à noite, haverá o encerramento, com o vídeo teatro Boca no mundo, seguido de um coquetel virtual, quando será anunciado o local da próxima edição.
A programação completa está disponível no site http://www.unisc.br/site/jornadaalfabetizacao/