O Time Enactus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou no último sábado, 2, uma oficina para ensinar mulheres, que frequentam os Centros de Referências da Assistência Social (Cras) de Santa Cruz do Sul, a produzir diferentes tipos de trufas, bombons e barras de chocolate. A atividade teve parceria com o curso de Gastronomia da Unisc.

De acordo com o  líder da comissão de projetos do Enactus, Eduardo Baldo Moraes, além da produção dos doces, também foram ensinadas questões relacionadas a custos, precificação e empreendedorismo. “São produtos que poderão ser vendidos, não só no período de Páscoa, mas durante todo o ano. Dessa forma, elas podem receber uma nova renda, não limitada a uma época específica do ano”, explica.

A maioria das mulheres participantes foi indicada pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte. Além disso, duas mulheres venezuelanas, participantes do projeto do Time Enactus, de apoio a refugiados e imigrantes, também estiveram presentes. “A parte relacionada ao empreendedorismo e aos custos foi passada pelos membros do nosso time, enquanto a parte da produção foi ministrada pela professora Luciana Cassaboni.”

Saiba mais

A Enactus é uma rede mundial, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável, por meio do empreendedorismo social no meio universitário. Na Unisc, o time surgiu em maio do ano passado. É composto por estudantes de diversos cursos e coordenado pelo coordenador do curso de Administração da Unisc de Santa Cruz, professor Leonardo Schneider.