O projeto Enactus da Universidade de Santa Cruz (Unisc) recebeu duas premiações no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), realizado de forma virtual entre os dias 11 e 14 de julho. A equipe foi certificada com o Top 3 Time Revelação do Brasil e o docente Leonardo Gustavo Schneider indicado para o Top 3 Professor Conselheiro do Brasil, período de 2021/2022. Schneider e a líder do time Enactus Unisc, Eduarda Boeira, estarão representando a Universidade na segunda etapa do ENEB, em São Paulo, entre os dias 28 e 29 de julho.

O ENEB compartilha progressos em áreas-chaves do empoderamento econômico e social de comunidades, segurança alimentar e da água, empreendedorismo e outros propósitos alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua categoria, o time da Unisc produziu um vídeo contando a história do projeto na Universidade e também participou de um pitch (apresentação do projeto) com a equipe da Enactus Brasil.

Na segunda etapa do evento, realizada nesta semana, ocorrerão palestras, capacitações e serão escolhidos os destaques de cada categoria. Além de toda a troca de experiências, networking e ganho de conhecimento técnico-científico durante o ENEB, uma equipe é selecionada para participar da Enactus World Cup, onde competirá com outros 34 países pelo título de Campeão Mundial da Enactus. Os projetos são avaliados por executivos, gestores públicos e empreendedores.

O projeto
A Enactus Brasil é parte de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presente em 35 países, dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. Seu papel é conectar o mundo corporativo e o mundo acadêmico, criando um ambiente para que a energia e a criatividade dos universitários tragam respostas às demandas por negócios mais sustentáveis. O resultado são soluções de impacto socioambiental para comunidades e empresas parceiras e a formação de novas gerações de líderes comprometidos em construir um mundo melhor e um país mais justo.

Na Unisc, o time foi formado em maio e conta atualmente com 16 membros entre trainees e plenos de diversos cursos, como Biomedicina, Psicologia, Serviço Social, Engenharia de Produção, Administração, Direito e Relações Internacionais. O projeto é coordenado pelo professor conselheiro, coordenador do curso de Administração (EaD) e Coordenador do curso de Administração (sede), Leonardo Gustavo Schneider, e atua em duas frentes: ações relacionadas a evitar a evasão e abandono e ações referentes aos refugiados, focando no público feminino por meio de oficinas de língua portuguesa e questões relacionadas ao empreendedorismo feminino.

A sede do Enactus Unisc está localizada na sala 405 do campus sede. O contato é (51) 3717-7663 e pode ser feito via whatsapp e também pelo e-mail enactus@unisc.br.