Carolina Goettems de Oliveira Appel recebeu a homenagem por meio do Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela SBPJor

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Newsgames como formato jornalístico imersivo: análise dos recursos de interface, usabilidade e narrativa" conquistou menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho. A pesquisa, de autoria da acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carolina Goettems de Oliveira Appel, foi escolhida pelos jurados dentre as 15 inscritas na categoria Iniciação Científica/TCC.

O trabalho identifica, de maneira aprofundada, elementos do jornalismo nos newsgames. Para Carolina, receber a menção honrosa em um prêmio tão importante foi sinônimo de reconhecimento. “Especialmente em um momento em que a pesquisa científica no Brasil passa por um processo tão delicado de descrédito", analisa.

A professora orientadora do trabalho, Cristiane Lindemann, declara orgulho da estudante e reconhece a qualidade da pesquisa. "É um prêmio bastante concorrido, cuja escolha é feita por comissões avaliadoras compostas de professores pesquisadores de jornalismo de diferentes instituições do país. Este reconhecimento é um presente para o Curso de Jornalismo da Unisc e denota que estamos formando alunos com olhar crítico e potencial para contribuir com a pesquisa científica, tão necessária para a sociedade”, destaca.

O Prêmio Adelmo Genro Filho é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e seleciona os melhores trabalhos científicos da área em todo o Brasil.

Texto: Évelin Samara Raupp Pereira - Agência Experimental A4