Fotos: Bruno Loreto

Na tarde desta segunda-feira, 5 de março, ocorreu na sala 101 da Unisc, no bloco 1, o evento de volta às aulas do curso de extensão Universidade do Adulto Maior (UniAma). O encontro foi comandado pela coordenadora do projeto Terceira Idade na Unisc, professora Sâmara Bittencourt Berger. Presente na atividade, o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, professor Angelo Hoff, deu as boas-vindas aos novos alunos, que iniciam o curso neste semestre.

“Hoje vocês vão estrear uma página muito bonita em suas vidas. É uma página que faz com que vocês, além de frequentar um ambiente acadêmico, se tornem protagonistas em um espaço muito interessante. Um ambiente que trás inovações, novidades e experiências múltiplas a cada dia. Sejam todos bem-vindos. Estamos recebendo todos de braços abertos e, certamente, estes próximos dois anos serão especiais e de muitas vivências”, disse o pró-reitor.

A recepção dos novos estudantes foi realizada com uma programação organizada pelos veteranos do curso e por alguns ex-alunos do UniAma. Durante as atividades, foi apresentado o programa do curso, como também os professores presentes. As aulas serão realizadas nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 17h, na Unisc.

No primeiro semestre, a Turma 4 terá as disciplinas de CriatividadeNutrição do idoso e Estudo das religiões.  Já a Turma 5, a novata, vai estudar Introdução à história da arteOficina literáriaInclusão digital. Após a metade do ano, os estudantes que iniciaram o curso em 2017 vão aprender sobre CidadaniaBiodança e potenciais de vida e Oficina do movimento, enquanto os calouros terão Pedagogia do envelhecerSaúde do idoso e Oficina de memória.

Uma novidade para o primeiro semestre deste ano é a parceria do UniAma com o Centro de Línguas e Culturas (Celinc) da Unisc. Assim, os alunos terão a oportunidade de aprender os idiomas inglês e espanhol, com aulas nas quintas-feiras à tarde. Desejando boas-vindas, os estudantes que já fazem parte do UniAma organizaram atividades de integração juntamente com os egressos. Dentre elas, ocorreram leitura de poesia, técnica de conhecimento e canto do hino do curso.

Na próxima quarta-feira, dia 7, às 14h, na sala 409, será realizada uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, organizada por alunos e ex-alunos do curso. Logo após, às 14h30, ocorrerá o Unisc Tur para a turma que está ingressando, com passagens pela Biblioteca Central, pelo Laboratório de Informática, pelo Centro de Convivência, pelo Serviço Integrado de Saúde (SIS), pelo Complexo Esportivo e por outros ambientes da Universidade.

Sobre o curso

A Universidade do Adulto Maior (UniAma) é um curso multidisciplinar com duração de dois anos, dividido em quatro semestres. O objetivo é oferecer educação continuada para pessoas a partir de 60 anos. Ao longo do período, os alunos participam de 12 disciplinas das mais variadas áreas do conhecimento.

*Publicado por Felipe Nopes