Estudantes ficarão entre os dias 21 de maio e 4 de junho no município e participarão de uma série de atividades culturais e acadêmicas

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) se prepara para receber, nas próximas semanas, um grupo de 26 estudantes canadenses para um período de atividades acadêmicas e trocas culturais. Em um primeiro momento, 15 alunos que integram o programa “A Journey That Matters: Indigenous Knowledge Exchange Canada & Brazil" irão ficar por duas semanas em Santa Cruz do Sul, do dia  21 de maio até 4 de junho. A iniciativa é uma proposta com financiamento do Governo Canadense. Já entre os dias 27  de maio e 4 de junho, chegam 11 estudantes que ficarão por apenas uma semana na universidade, que fazem parte do "Programa Internacional de Curta Duração"

Ambos os Programas são decorrentes da parceria da Unisc com a Concordia University of Edmonton (CUE), sendo todos os alunos visitantes desta universidade. Para as famílias que quiserem acolher estudantes canadenses em casa, é necessário preencher um formulário de cadastro pelo site unisc.br, na parte dos Destaques clicar em Intercâmbio e, em seguida, Hospede um estrangeiro. Ainda há possibilidade de hospedagem para o primeiro programa, que será entre os dias 21 de maio até 4 de junho.

Para garantir uma verdadeira imersão na cultura brasileira, os estudantes necessitam ser acolhidos por famílias de Santa Cruz do Sul. Assim, é preciso que as famílias se disponham a viver essa experiência. Segundo a coordenadora da  Assessoria Internacional da Unisc, Cristiana Verônica Mueller, quem acolher um dos estudantes, além da troca cultural, terá o contato com a língua inglesa como um dos aspectos enriquecedores da experiência. “Os estudantes universitários terão a oportunidade de conhecer sobre a Unisc, nosso município e região, nossa cultura local, ter possivelmente o primeiro contato com brasileiros e com a língua portuguesa, fazendo com que seja uma experiência de pleno aprendizado a todos que estarão envolvidos. A todos que terão interação com o grupo de alunos, fica a oportunidade de também conhecer mais sobre o Canadá e a cultura dos canadenses por meio do intercâmbio que experiências dessa natureza permitem”, ressalta.

Uma experiência enriquecedora

Moradores de Santa Cruz do Sul, Elisângela Cristina Reis e Celso Luis Reis, receberam no início deste ano a intercambista Hana Slabová, da República Tcheca, durante a terceira edição do International School. Conforme o casal, a experiência foi tão positiva para eles e os filhos de 5 e 13 anos, que a família já se inscreveu para acolher um intercambista canadense.

Embora muitas pessoas fiquem receosas em receber alguém que não conhecem, existe todo um critério que a própria universidade analisa. Ao preencherem o questionário de adesão, as famílias informam a rotina e o que esperam do aluno que estarão recebendo, o que já é acordado previamente e evita muitas surpresas.  “Existem regras muito claras desde o início, o que evita situações desagradáveis e constrangimentos, pois estamos falando de culturas diferentes,  então o que para nós no Brasil pode ser "normal", para uma pessoa de outro país pode não ser e o contrário também pode acontecer”, explica o casal.

Na primeira vez que receberam um intercambista, a família revela que  a rotina não mudou muito, pois desde o primeiro dia já havia combinado com a visitante os fluxos de atividade, como se organizavam com as tarefas, trabalho, casa, escola e filhos. “Nos propomos, em nossos momentos de folga, a estar com ela, fazer passeios curtos e também aproveitar esse aprendizado das trocas culturais e de outra língua. Esse momento de acolhida amplia o nosso conhecimento, nos faz conhecer novas culturas, costumes, língua e, acima de tudo, ampliar a nossa visão e perspectivas sobre as diversas possibilidades que temos à frente”, frisam.

RepúblicaTcheca2 Divulgação
Celso, Elisângela, os filhos e Hana

No início deste ano, quem passou pela experiência de ser acolhido na região foi o estudante colombiano Santiago Jaramillo López, de 20 anos, que veio da Corporación Universitaria Empresarial Alexander Von Humboldt, da Colômbia. Em Santa Cruz do Sul, permaneceu por 15 dias e considerou a experiência fantástica. “Aprendi muito sobre a cultura brasileira e as diferenças que ela tem com a cultura colombiana. O que mais gostei da cidade foi o ambiente e a simpatia das pessoas, pois em nenhum momento me senti estrangeiro, a cidade acolheu-me muito bem desde o primeiro momento. A família que fiquei foi simplesmente maravilhosa, me receberam de uma forma muito simpática e me fizeram sentir parte da família”, conclui o estudante de Engenharia de Software.

Colombiano DivulgaçãoSantiago com a família de acolhida

Gabriel Fuelber
Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152