O programa Inova RS tem o objetivo de promover o desenvolvimento local através de soluções estratégicas na área de Inovação.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) selou parceria com o programa Inova RS, que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social do estado por meio da inovação. Para potencializar seus resultados o programa articula os setores empresarial, acadêmico e governamental em conjunto com a sociedade civil organizada. Na região dos Vales a intenção é impulsionar a economia local, fazendo uso de conhecimentos nas áreas de tecnologia, ciência e empreendedorismo.

Segundo o Índice FIEC de Inovação dos Estados de 2018 o Rio Grande do Sul (RS) é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global de setores tecnológicos. Com o Inova RS em execução a estimativa é de que até 2030 o estado se torne referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. As bases para o crescimento econômico das regiões participantes são sustentadas em atrair empreendedores e investimentos.

A coordenadora do programa na Região dos Vales e Diretora de Inovação da Unisc, Andreia Valim, aponta que “atuar junto ao Inova RS é de grande importância para a Universidade. A partir das experiências compartilhadas se torna possível promover a economia criativa e inovadora para transformar positivamente a realidade local. Os conhecimentos e as práticas desenvolvidas certamente vão contribuir tanto para o crescimento dos participantes, quanto da comunidade”.

O TecnoUnisc, localizado no bloco 19 da Universidade, tem sido o escritório dos gestores do Vale do Rio Pardo, que estão trabalhando em soluções voltadas ao desenvolvimento da comunidade. Inicialmente o desafio da equipe foi reunir dados para mapear a região dos Vales e compreender como ela se comporta economicamente. A partir das análises destes dados, foi criada uma proposta de futuro pensada especialmente para a região.

Além de atuar em prol do crescimento econômico, tecnológico e científico, o Inova RS busca colaborar com o desenvolvimento social da população através de ações como a promoção de oficinas diversas. Acesse https://www.unisc.br/pt/inovacao/inova-rs para saber mais.