Instituições fizeram inscrição e doze de Santa Cruz do Sul foram escolhidas

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi contemplada em dois programas do Governo Federal que oferecem bolsas a estudantes de cursos de licenciatura: Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). Os escolhidos vão atuar em escolas de Santa Cruz do Sul. Na última semana, foi publicado o edital com as escolas selecionadas. São elas: Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Estadual Estado de Goiás, Escola Estadual Santa Cruz, Escola Municipal Luiz Schroeder, Escola Estadual Petituba, Escola Estadual Willy Carlos Frohlich, Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), Escola Municipal Professor José Ferrugem, Escola Estadual José Mânica, Escola Municipal Guido Herberts, Escola Estadual José Wilke e Escola Municipal Bom Jesus.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vai disponibilizar 72 bolsas para estudantes da Unisc, nos primeiros semestres dos cursos de Pedagogia (Presencial e EAD), Educação Física (Presencial e EAD), Matemática, História, Letras Português (Presencial e EAD) e Letras Português/Inglês. A oportunidade também vale para aqueles que ingressarem na Unisc no próximo semestre. Já no Programa de Residência Pedagógica serão 30 bolsas para os estudantes que tenham concluído metade da graduação em Letras Português (Presencial e EAD), Letras Português-Inglês, Pedagogia (Presencial e EAD), Educação Física (Presencial e EAD), História e Geografia.

Saiba mais

Cada um dos programas oferece bolsas de R$ 400,00 e de R$ 765,00 para supervisores e preceptores (professores das escolas que supervisionam os estudantes. No Pibid, são 8 horas semanais e no Programa de Residência Pedagógica são 400 horas no total. Ambos têm duração de 18 meses.

Os editais para seleção dos bolsistas e residentes (estudantes das licenciaturas), supervisores e preceptores (professores das escolas selecionadas) já estão disponíveis no site da Unisc (unisc.br/pt/home/concursos-e-editais/pibid). O resultado final será publicado em 21 de outubro.

Os dois programas têm como objetivo fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a valorização do magistério e inserir o licenciando no cotidiano das escolas da rede pública de educação.

A estrutura de cada programa:

PIBID

1º Subprojeto - Educação Física - Licenciatura envolvida: Educação Física (Presencial e EAD) - Escolas: Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Estadual Estado de Goiás, Escola Estadual Santa Cruz.

2º Subprojeto - Interdisciplinar 1 - Licenciaturas envolvidas: Educação Física (Presencial e EAD), Matemática e Pedagogia (Presencial e EAD) - Escolas: Escola Municipal Luiz Schroeder, Escola Estadual Petituba, Escola Estadual Willy Carlos Frohlich.

3º Subprojeto - Interdisciplinar 2 - Licenciaturas envolvidas: História, Letras Inglês/Português e Letras Português (Presencial e EAD) - Escolas: Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja), Escola Municipal Professor José Ferrugem, Escola Estadual José Mânica.

Programa Residência Pedagógica

1º Subprojeto - Interdisciplinar 1 - Licenciaturas envolvidas: Geografia, História, Letras Inglês/Português e Letras Português (Presencial e EAD) - Escolas: Escola Estadual José Wilke, Escola Municipal Guido Herberts, Escola Estadual Petituba.

2º Subprojeto - Interdisciplinar 2 - Licenciaturas envolvidas: Educação Física (Presencial e EAD) e Pedagogia (Presencial e EAD) - Escolas: Escola Estadual Estado de Goiás, Escola Municipal Bom Jesus, Escola Municipal Professor José Ferrugem.