A ação visa produzir cerca de 1.200 pães por dia

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Centro Gastronômico, e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Políticas Públicas e Assistência Social (Sepas), firmaram uma parceria que prevê a produção de pães que serão entregues às famílias em situação de insegurança alimentar de diversos bairros da cidade.

Para a produção dos pães, a Unisc entrou com uma estrutura moderna e automatizada e a Prefeitura com os insumos e a distribuição. Também há a articulação de agentes comunitários e organizações não governamentais, assim como grupos organizados de pessoas. “Estamos bastante satisfeitos pelo espirito solidário e cooperativo da parceria e por poder colocar mais essa infraestrutura de ponta da Unisc a serviço da comunidade”, ressaltou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer. “É sempre interessante unir forças para ajudar pessoas em situação de insegurança alimentar, articulando para que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e adequada, fortalecendo a imunidade para enfrentar o momento atual”, disse a secretária municipal de Políticas Públicas, Guiomar Rossini Machado.

Na prática, as indicações das famílias serão endossadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a distribuição será feita junto às cozinhas comunitárias e aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. “A ação será muito importante para firmar parcerias sólidas entre a Prefeitura Municipal, a Universidade e outras entidades, no desenvolvimento de ações permanentes no enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional”, destacou a nutricionista da Prefeitura, Giovana Bittencourt. “A união entre vários segmentos da sociedade amplia o ato de solidariedade, facilitando o alcance do direito humano à alimentação adequada e saudável”, acrescentou a nutricionista Cristiane Grapiglia.

A estimativa é de que sejam produzidos cerca de 1.200 por dia, de segunda à sexta-feira. A iniciativa também conta com o apoio do Grupo do Bem, que articulou a ideia, do Supermercado Miller e da padaria Lisaruth, que deram o aporte inicial de insumos.