Fotos: Felipe Nopes

A Unisc e a Receita Federal do Brasil (RFB) assinaram, na tarde desta terça-feira, 12 de junho, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, um convênio para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), o qual atua vinculado às Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo assistência tributária e fiscal. A proposta busca levar cidadania às comunidades e aptidões diferenciadas aos estudantes de contabilidade, valorizando o conhecimento tributário por meio da prática nos cursos de Ciências Contábeis dos campi de Santa Cruz do Sul, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.

O documento foi assinado pela reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e pelo delegado regional da RFB, Leomar Padilha. “Estamos muito felizes e satisfeitos com esse convênio, que fortalece os laços entre as instituições. Desejo sucesso e vida longa ao NAF”, disse a reitora. “Para nós é muito gratificante, pois a U​niversidade já é parceira da Receita Federal há bastante tempo em outras atividades, exercendo um importante papel na sociedade”, destacou Padilha.

O NAF também promove uma interação maior entre a RFB, a IES, os alunos e a comunidade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a inserção de acadêmicos e futuros profissionais, que poderão vivenciar práticas contábeis e fiscais e auxiliar na orientação de questões tributárias aos contribuintes (pessoas físicas de baixa renda), aos microempreendedores, às microempresas e às entidades sem fins lucrativos ou de caráter social, com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e da cidadania.

Pela Unisc, também participaram do encontro o vice-reitor Rafael Frederico Henn; a coordenadora do curso de Ciências Contábeis no campus de Santa Cruz do Sul, Márcia Rosane Frey; o coordenador do curso de Ciências Contábeis nos campi de Montenegro e de Sobradinho, Ricardo André Machado; o chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Elói Almiro Brandt; e o responsável pelo projeto do NAF, Daniel Wartchow. Participou, ainda, o auditor fiscal e chefe de Cobrança e Arrecadação da Delegacia Regional da RFB, Marco Antônio Valim.

​*Publicado por Felipe Nopes