Desire Allram/Unisc

Nessa quinta-feira, 10, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a formatura da primeira  turma do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia. O programa é pioneiro no Sul do país e sete mulheres concluíram o curso.

Segundo a professora e coordenadora do Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Silvia Virginia Coutinho Areosa, o curso forma para o mercado de trabalho. “São profissionais que estarão fazendo estratégias, formas de intervenção para resolução de problemas no seu local de trabalho”, explica.

O reitor da Unisc, professor Rafael Henn, se diz orgulhoso por ser o primeiro programa no sul do país e destaca a formação profissional. “A diferença para o acadêmico e o profissional é que no profissional o estudante, futuro mestre, vai aplicar o seu estudo em alguma instituição. Está muito conectado com a nossa forma de pensar, as ações e a missão da universidade.”

Saiba mais

As aulas tiveram início em maio de 2019, com carga horária de 435 horas, divididas em disciplinas obrigatórias, tópico especial, seminários de linha e seminários de intervenção, prática e intervenção e orientação ao longo de dois anos de curso.

O profissional formado atenderá às habilidades e competências necessárias para projetar e desenvolver práticas no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e suas interfaces com o campo social, político e institucional. Pode atuar em diversos lugares como por exemplo escolas, instituições e empresas.

As aulas

O programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc, com área de concentração em Saúde Mental e Práticas Sociais, reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, propondo-se à articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental, além de habilitar para a docência.

Concluintes:

1. Anameri Lara Bonotto Rodigheri