A tarde desta segunda-feira, 13, marcou os primeiros passos de um novo setor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a sua Pinacoteca. Sendo o principal polo educacional do Vale do Rio Pardo, a Universidade acolheu a missão de reunir, restaurar, catalogar e expor diversos acervos didáticos e de preservação da memória.

A Unisc já atua na preservação de bens preciosos da cultura dos povos com setores de apoio como o Centro de Documentação (CEDOC) e Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA). A Pinacoteca vem a somar esforços, contribuindo para o armazenamento e exposição de obras de arte.

Neste momento, a Pinacoteca está em fase de consolidação, para abrigar exposições das mais diversas áreas do conhecimento. A expectativa é de que a abertura oficial ocorra até o final de 2022, possibilitando a realização de visitas didáticas e guiadas aos acadêmicos, estudantes de escolas e membros da comunidade.

“É uma grande oportunidade de contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade e da região central do nosso estado, pois o será um espaço de divulgação das artes e da cultura, entre acadêmicos, professores e a comunidade”, conta o professor Ronaldo Wink, coordenador do projeto da Pinacoteca.

Difusão das artes visuais

A Universidade já contava com uma coleção dedicada às artes visuais, com obras da artista Regina Simonis. Conta neste acervo 14 quadros a óleo e 20 desenhos a crayon, todos doados por Geraldo Koehle, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), em outubro de 2002.

No momento, o acervo está fixado na ala de Reserva Técnica da Pinacoteca, em uma sala que se localiza na Biblioteca da Universidade. Ao longo de 2022, serão realizadas captações de novas obras de arte entre colecionadores, empresas e instituições culturais.. A comunidade também pode entrar em contato para realizar doações.

Durante a fase de abertura do processo de captação de obras de arte entre a população, foram realizadas doações por Sérgio Nilo Schmitt, incluindo 5 pinturas a óleo sobre tela, de autoria dos artistas Franck Schaeffer, Alice Brueggmann, José Paulo Fonseca, Sansão Pereira e Plínio Bernhardt; bem como por Mercedes Irene Agnes Wink, que doou a pintura em óleo sobre tela, datada de 1925, denominada Natureza morta com lagosta, do artista Frantz Steinbacher.

Fotos: Desirê Allram