Crédito da foto: Junior Garcez/Unisc

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o resultado preliminar do edital do Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (RITEs-RS). O resultado preliminar, publicado após apresentação oral do projeto, contempla sete projetos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (Ufrgs) entre os 14 selecionados em todo o Estado. A Unisc está em projeto aprovado que tem a coordenação do professor Carlos Pérez Bergmann, intitulado Materiais Nanoestruturados para otimização do processo de pirólise de biomassa para geração de energia e produtos para o agronegócio.

Conforme a coordenadora dos Cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química, professora Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, a equipe da Unisc colabora no projeto desde a elaboração da proposta até a execução de ensaios, objetos da pesquisa, tendo como referência a interação com os alunos de pós-graduação e da graduação, que compõem o grupo de pesquisadores envolvidos de todas as instituições parceiras. “A Universidade de Aveiro, de Portugal, com a qual temos  trabalhado há algum tempo, também faz parte das instituições colaboradoras da proposta”, ressalta.

Atuam na pesquisa os cursos das Engenharias Ambiental, Agrícola e Química, assim como os professores Camila Crauss e Enio Leandro Machado.

Entenda

O edital das RITEs-RS tem por objetivo estimular a pesquisa científica de excelência e geração de tecnologia e inovação em áreas estratégicas, definidas pelos Eixos Estratégicos Prioritários estabelecidos pela Fapergs, ou pelas tecnologias estratégicas que constam nas Diretrizes Estratégicas 2018/2028 do Governo do Estado. Estas, têm potencial concreto de aplicação para o desenvolvimento social e econômico do Estado.