A Universidade de Santa Cruz do Sul lançou nesta terça-feira, 11 de agosto, o Unisc Carreiras, em substituição ao já conhecido Núcleo de Integração e Fomento das Atividades de Estágio (Nifae). Esse novo setor amplia as possibilidades para discentes, egressos e empresas. Agora é possível que os estudantes construam um plano de carreira que contemple a realização pessoal e profissional, promovendo o protagonismo nas novas e atuais configurações humanas e sociais. Junto a isso, todo o processo de solicitação foi modernizado e automatizado. “Além de formalizar estágios obrigatórios e não obrigatórios dos estudantes da Instituição, o propósito é estreitar o relacionamento da Unisc com o corpo discente, com seus egressos, com a sociedade e com as empresas”, destacou o pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz.

Por meio do setor, estudantes e egressos (recém-formados até dois anos) podem manter seus currículos atualizados para ter acesso e concorrer a oportunidades de estágio e vagas efetivas, bem como participar de eventos, oficinas e capacitações voltadas ao desenvolvimento de suas carreiras. “Com vasta experiência e atenção aos avanços dos modelos de trabalho e das profissões, entendemos a necessidade dos nossos estudantes quanto ao quesito carreira, pois, além de caminharem rumo à formação acadêmica, também precisam da experiência profissional para uma adequada colocação no mercado de trabalho, de acordo com sua área de formação”, salientou a coordenadora do Unisc Carreiras, Joveane Kessler.

Portal com vagas e oportunidades

No Portal Unisc Carreiras (carreiras.unisc.br), as empresas, órgãos públicos e profissionais liberais podem divulgar suas oportunidades de estágio e vagas efetivas, sem custo. Para cadastrar vagas, não é necessário formalizar convênio, apenas criar um cadastro no portal. A partir desse procedimento, se desejarem contratar estudantes da Unisc, terão acesso aos currículos dos candidatos interessados.

Além disso, o Unisc Carreiras trabalha com a gestão de estágios não obrigatórios e na formalização do vínculo do estudante com a Unidade Concedente, bem como cuida de toda a parte administrativa, burocrática e legal dos estágios não obrigatórios, sempre apoiado na Lei Federal de Estágio nº 11.788/2008 e nas regulamentações de estágio da Unisc.