Escola Pedro Borba
Escola Fortaleza

Escola Rio Pardo

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) entregou nesta terça-feira, 4 de dezembro, a premiação para as escolas de Rio Pardo vencedoras da gincana para arrecadar resíduos recicláveis em prol da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Pardo (Cocamarp). A atividade integrou o projeto Desenvolvimento de práticas de P+L e a utilização da ferramenta ACV visando à eficiência e à sustentabilidade para as organizações,  coordenado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado,  Jorge André Ribas Moraes e Diosnel Antonio Rodrigues Lopes, com a participação dos professores Lourdes Terezinha Kist, Ênio Leandro Machado, André Luiz Emmel Silva e Adriane de Assis Lawisch Rodrigues, dos Departamentos de Engenharia Arquitetura e Ciências Agrárias e Química e Física. O projeto conta, ainda, com a colaboração da professora Letícia Arend, do Departamento de Administração, da doutoranda do PPGTA, Ana Letícia Zappe, e das bolsistas Maríndia da Silveira Moura, Milena Fontoura da Silva e Caroline Butzge.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido de educação ambiental as escolas classificadas em 1º (Escola Pedro Borba), 2º (Escola Fortaleza) e 3º (Escola Rio Pardo) lugares receberam da Unisc, por meio dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental e da Cocamarp, um contentor de resíduos recicláveis que foi instalado dentro de cada uma das escolas e mais um livro sobre educação ambiental, disponibilizado para a biblioteca de cada uma das três escolas vencedoras. As demais escolas participantes também receberam um contentor de resíduos recicláveis.

A Cocamarp esteve representada por Cláudia Pereira Santos, que agradeceu os dois mil quilos de materiais recicláveis arrecadados por nove escolas do município, no período de 3 de setembro a 16 de novembro.  Participaram as seguintes escolas: Pedro Borba, Fortaleza, Rio Pardo, Amaral Lisboa, Biagio Soares Tarantino, Ernesto Alves, Barro Vermelho, Nossa Senhora Aparecida e Ramiz Galvão.

“Espera-se, por meio desse instrumento de educação ambiental, que as escolas possam se aproximar ainda mais da Cocamarp, arrecadando materiais e tendo na Cooperativa um local para visitas que promovam o contato dos seus alunos com a realidade da gestão dos resíduos sólidos urbanos municipais, deixando-os mais conscientes do seu papel enquanto cidadão”, relatou o coordenador do projeto, professor Jorge André Ribas Moraes.