Equipe responsável pelo subprojeto de pesquisa no Brasil

Ocorre nos próximos dias 7 e 8 de março o segundo workshop do projeto de pesquisa Auto-regulação local em contexto de Estados fracos nos tempos antigos e modernos (Lokale Selbstregelungen im Kontext schwacher Staatlichkeit in Antike und Moderne). O projeto é financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinshaft). As atividades serão realizadas no bloco 10 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O evento contará com a presença do professor Hans-Joachim Lauth, da Cátedra de Política Comparada da Universidade de Würzburg, na Alemanha; e dos doutorandos Anna Paula Bennech e Matheus Jones Zago, que desenvolvem estudos em Würzburg, desde abril de 2019.

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto envolvem vários países, incluindo o Brasil. O grupo de pesquisadores alemães é multidisciplinar, composto por historiadores, arqueólogos, estudiosos do Antigo Testamento, cientistas políticos, geógrafos, etnólogos e sinólogos das Universidades de Würzburg, Bayreuth, Leipzig e do Instituto Arqueológico Alemão. Ao longo dos últimos três anos os estudos examinaram o funcionamento da auto-organização local nas antigas culturas mediterrâneas e no Sul Global contemporâneo, com estudos de caso em Burkina Faso, Moçambique e Brasil.

No caso brasileiro, o subprojeto Organização da educação universitária e da concessão de empréstimos em sociedades de migração do Sul do Brasil, coordenado pelo professor Lauth, compreende dois estudos sobre organizações locais na região do Vale do Rio Pardo: a Unisc e o Sicredi, que estão sendo sistematizados nas teses dos doutorandos Anna Paula e Matheus.

Os professores João Pedro Schmidt e José Antonio Moraes do Nascimento, dos programas de pós-graduação em Direito e de Desenvolvimento Regional da Unisc, e a professora Silvana Krause, do programa de pós-graduação em Ciência Política da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuam como coorientadores das teses.

“O projeto investiga como se dá a relação entre organizações locais e o poder público estatal. Esta relação, segundo os estudos internacionais, ora se dá na forma de convergências, ora de conflitos. Via de regra, os Estados tentam controlar as organizações locais dentro de parâmetros estabelecidos em lei ou regras do poder público, mas as situações são muito diferentes de um país para outro. Nos países mais desenvolvidos, há Estados fortes, capazes geralmente de impor os ditames das autoridades. Em países menos desenvolvidos, há Estados mais frágeis e certas organizações locais acabam tendo dinâmicas próprias”, explica o professor João Pedro.

Ainda, segundo ele, o que se estuda no caso brasileiro, é a relação entre a organização local no caso do cooperativismo e da educação superior. “Os casos estudados são os do Sicredi e da Unisc, duas organizações locais bem consolidadas. As pesquisas buscam mostrar de que modo a trajetória dessas organizações pode ser entendida a partir de dois ângulos: por um lado, os controles e leis estatais; por outro, a capacidade da comunidade local em criar seus próprios meios para atender a necessidade de crédito e de educação superior”, enfatiza.

Entenda

O primeiro workshop aconteceu em outubro de 2019 e oportunizou a discussão de aspectos mais gerais sobre o histórico e relevância da Unisc e do Sicredi no desenvolvimento regional, além de detalhes sobre a realização da pesquisa de campo.

O segundo workshop será um momento de apresentação e discussão dos resultados parciais dos estudos sobre a Unisc e o Sicredi desenvolvidos pelos doutorandos. Por causa da pandemia, o evento contará com um grupo restrito de pesquisadores especializados no tema das universidades comunitárias e do cooperativismo, dirigentes e integrantes da Unisc e do Sicredi, e lideranças sociais.

Programação:

Segunda-feira, 7:

Das 14 horas às 18h30 (bloco 10, sala 1007)

Apresentação e discussão dos resultados parciais das pesquisas sobre educação universitária (Unisc) e concessão de empréstimos (Sicredi) no Sul do Brasil com a equipe de pesquisa – subprojeto Brasil.

Participantes:

Prof. Dr. Hans-Joachim Lauth

Prof. Dr. João Pedro Schmidt

Prof. Dr. José Antonio M. Nascimento

Profª Dra. Silvana Krause

Doutorandos: Anna Paula Bennech e Matheus Jones Zago.

Terça-feira,8:

Das 8h45 às 11h45 (bloco 10, sala 1002)

Apresentação e discussão dos resultados parciais da pesquisa sobre educação universitária (Unisc) e concessão de empréstimos (Sicredi) no Sul do Brasil com pesquisadores, dirigentes e lideranças sociais.

Expositores:

Doutoranda Anna Paula Bennech

Doutorando Matheus Jones Zago.

Debatedores:

Pesquisadores da Unisc e de outras universidades

Dirigentes do Sicredi/VRP

Lideranças sociais da região

Equipe de pesquisa – subprojeto Brasil.

Equipe responsável pelo subprojeto de pesquisa no Brasil