Acolhida na AAII: Cristiana Mueller, Eduardo Lobo e Lenin Bajaña.
Esq. para dir.: Eveline Baier, Lenin Bajaña, Andréia Valim, Lourdes Kist e Eduardo Lobo.

A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), está recebendo o estudante de Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Internacional do Equador (Uisek), Lenin Stalin Bajaña Zajia. A recepção oficial ocorreu nesta segunda-feira, 24 de setembro, na Reitoria, quando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, deu as boas-vindas ao intercambista.

O estágio de curta duração ocorre junto ao Laboratório de Limnologia, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA), onde irá permanecer até o dia 10 de outubro. Bajaña está desenvolvendo sua dissertação de Mestrado intitulada Calibración del índice de Calidad del Agua (ICA) para la Cuenca Hidrográfica del Río Paute, región sur interandina del Ecuador, basado en el Acuerdo Ministerial 097-a/2015 del Ministerio del Ambiente, sob a orientação do professor Eduardo Alexis Lobo Alcayaga, que atua como docente convidado no Mestrado em Gestão Ambiental da Uisek.

Esse intercâmbio é resultado do Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural firmado entre a Unisc e a Uisek, em 2015, que apresenta como um dos seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições, bem como a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto, visando à obtenção de recursos financeiros internacionais. “Um dos objetivos propostos é formar recursos humanos aptos a contribuir com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio científico, educacional e cultural da América Latina e Caribe (ALC)”, ressaltou o professor Eduardo Lobo, que esteve presente na acolhida oficial ao estudante, juntamente com a coordenadora do PPGTA, Lourdes Kist.

*Publicado por Josemar Santos