Esq. para dir.: Denise Kühne, Maria Michaela Klein e Patrick Martini

A Unisc está recebendo um grupo de 15 estudantes, juntamente com os professores Denise Dick e Andreas Simon, da Ostfalia Hochschule für Angewandte Wissenschaften - Fachhoshschule Braunschweig/Wonfenbüttel - Fachbereich Informatik, da Alemanha. Até   o dia 16 de setembro, os intercambistas da Instituição conveniada da Unisc participam de diversas atividades acadêmicas e culturais nas áreas da Computação e da Engenharia Elétrica, bem como de visitas técnicas a empresas do município, acompanhados pelos professores da Unisc, Adriano Bombardieri, Charles Neu, Fabício Egert, Leonel Tedesco, Marcia Kniphoff da Cruz, Márcio Pacheco e Viviane Müller,

Essa é a quarta vez que a Unisc recebe um grupo de alunos da Ostfalia, sendo que as outras visitas ocorreram em 2013, 2015 e 2017.

Na percepção dos visitantes:

A experiência é bem válida pelo conhecimento técnico que representa, até porque no curso que faço na Alemanha não é contemplada a parte da robótica. Além disso, conhecer outra cultura e pessoas de outro país é ótimo” (Maria Michaela Klein - estudante de Ciência da Computação).

As conversas e a troca de experiência com outra cultura é algo indescritível. Conviver com o dia a dia de pessoas que não seja da sua cultura e de seu país é algo que traz desenvolvimento tanto pessoal como profissional” (Denise Kühne - estudante de Engenharia Elétrica).

Participar de atividades em outra Universidade que não seja a de seu país enriquece a formação do estudante e colabora para retirar qualquer resistência ao intercâmbio. São ações que revelam na prática a importância de conhecer outras realidades e culturas, demostrando que sair da zona de conforto é algo necessário e qualificador” (professora Denise Dick - Osfalia).

Na visão da Unisc:

Essa troca de conhecimento representa um grande ganho, pois no convívio com uma cultura diferente da sua sempre se adquire algo a mais. Então, vejo que essas atividades servem para melhorar ainda mais o meu processo de formação profissional” (Patrick Martini – estudante de Engenharia da Computação).

Procuramos propor uma metodologia baseada na resolução de problemas, pois é um trabalho que exercita a capacidade dos estudantes, bem como sua relação com outros alunos, bem como com outra linguagem e cultura. Decorre que, atualmente, exige-se um novo perfil profissional, que deve ser focado na resolução de problemas, tendo que ser criativo e capaz de entender outros pensamentos para resolver a mesma situação” (Professor Leonel Tedesco - Departamento de Computação).