Almoço típico foi realizado no Restaurante Didático do Bloco 33

“No dia 19 de dezembro, há 170 anos, chegaram em Linha Santa Cruz os primeiros 12 imigrantes alemães para construir suas histórias e, assim, as nossas”, disse a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer durante o almoço realizado para celebrar esta importante data. O momento reuniu a comissão dos festejos e o cônsul da República Federal da Alemanha, Michael Serra, no Restaurante Didático da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além da comida típica, os presentes foram recepcionados com a música do violinista Eduardo Kaufmann.

A atividade, assim como o restante da programação que ocorreu desde o dia 16 de novembro, foi movida pelo desejo de manter viva a história dos antepassados alemães, bem como, teve como objetivo estreitar laços com o Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre para fomentar os intercâmbios e as ações culturais.

“Relações entre países se baseiam nos interesses e nas ações dos cidadãos. Por isso, é importante ter e manter o contato. Todos nós admiramos o legado deixado pelos primeiros imigrantes, pois, quando eles chegaram aqui só haviam matas. Sabemos que o esforço para abrir clareiras e construir o nosso futuro foi imenso. Hoje estou aqui relembrando este passado e também pensando no futuro, no desenvolvimento”, reforçou o cônsul Michael Serra.

Um dos legados perpetuados na cultura de Santa Cruz do Sul é a educação, que iniciou com a criação de escolas comunitárias alemãs, católicas e evangélicas. “A instrução escolar esteve em pauta para os nossos antepassados. Esta também é a história do nosso ensino superior. Afinal, em 1962, um conjunto de lideranças do município fundou a Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc), para trazer educação de qualidade à nossa região ”, destacou a reitora Carmen.

A comissão dos festejos é composta pelo Rotary Clube Santa Cruz do Sul - Cidade Alta, pela Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), pelo Colégio Mauá, pelo Centro Cultural 25 de Julho, pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, pela sub-prefeitura de Linha Santa Cruz, pela Unisc, pela Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, pela Comunidade Evangélica Luterana de Linha Santa Cruz e pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Fecab).