Da esq. para a dir.: Cristiana, Diosnel, Adriane, Brites, Luíz António e Pâmela.

A Unisc recebeu, no dia 3 de novembro, a visita do professor do Departamento de Meio Ambiente e Planejamento da Universidade de Aveiro (Portugal), Luíz António da Cruz Tarelho. A recepção oficial ocorreu no gabinete de reuniões da Reitoria, pelo pró-reitor de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira; pelos professores do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA), Adriane Lawisch Rodriguez e Diosnel Rodriguez Lopez; pela pós-doutoranda no PPGTA, Pâmela Mantey dos Santos; e pela coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Cristiana Verônica Mueller.

A atividade é decorrente dos contatos mútuos que os professores da Unisc, da Ufrgs e da Universidade de Aveiro vêm realizando para a submissão de projetos de pesquisa conjuntos para órgãos de fomentos. A intenção da visita foi a troca de experiências e de conhecimentos através de atividades que foram realizadas nas dependências da Unisc. Nesse mesmo dia, ocorreram seminários, visitas aos laboratórios e reunião de trabalho sobre projetos e atividades futuras de interesse recíproco, sobretudo na área ambiental, envolvendo a graduação e a pós-graduação.  Além disso, através dessa parceria, busca-se o envolvimento de professores e alunos da graduação e da pós-graduação em atividades de intercâmbio. “O Brasil é um parceiro privilegiado para convênios no ensino superior, especialmente pelo fato de a língua ser a mesma, o que facilita bastante as atividades de parcerias”, salientou o professor Luíz António da Cruz Tarelho.

Durante a visita, também foi acordado o desenvolvimento de um Convênio de Cooperação entre a Unisc e a Universidade de Aveiro, que já possibilita a mobilidade de estudantes e professores de ambas as instituições, além da realização conjunta de eventos e pesquisas.

*Publicado por Josemar Santos