Eveline Baier/Unisc

Intercambistas que passaram pela capacitação

Assim como as aulas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foram retomadas de forma presencial, a universidade também retornou com o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (Promai). O programa proporciona intercâmbios presenciais, por meio da Assessoria Internacional da Unisc (AI).

Neste primeiro semestre de 2022, seis estudantes estrangeiros fazem intercâmbio na Unisc: uma estudante da Alemanha, três estudantes da Colômbia e dois estudantes do México. Da mesma forma, quatro estudantes da Unisc estão no exterior: um aluno da Biomedicina, um do Direito, um da Engenharia Civil e um da Farmácia. Neste caso, todos estão realizando atividades acadêmicas em instituições parceiras em Portugal.

Uma das intercambistas é a mexicana Roxana María Velázquez Villaseñor, de 28 anos. Ela faz graduação em Negócios Internacionais pela Universidad de Guadalajara (UDG) e escolheu fazer intercâmbio porque gosta de desafios. Durante o tempo em que estiver na Unisc, a acadêmica quer aprender a falar o português fluente, criar novas conexões com professores e colegas. “Ainda, aprender com cada situação e colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula”, fala.

Outro intercambista é o colombiano Kevin Ricardo Forero González, de 23 anos. Ele cursa Educação Física na Universidad Pedagógica Nacional (UPN). Além de querer conhecer uma nova cultura, o estudante gosta de saber como está estruturada a formação de professores e alunos em relação às diferentes disciplinas esportivas. “Embora o esporte seja universal, as formas de aprendê-lo e ensiná-lo são muito diversas. Quando soube que meu intercâmbio para o Brasil estava confirmado, eu sabia que iria conhecer novas pessoas, novos lugares, diferentes equipamentos esportivos e formas de ensinar, aprender, viver, conhecer o esporte sob outro ponto de vista”, conclui.

Capacitação

Antes do início das aulas, os intercambistas passaram por uma capacitação em que receberam informações sobre a Unisc, sobre o Rio Grande do Sul e sobre o município de Santa Cruz do Sul.

O Programa de Orientação de Estudantes Estrangeiros busca reforçar o apoio institucional e apresentar responsabilidades enquanto estudante estrangeiro na Unisc.