Divulgação Prefeitura Municipal

Os vencedores da 2ª edição do concurso Minha história dá um filme foram premiados na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, no Auditório Central da Unisc. A iniciativa, que este ano teve como tema Histórias de vida: memórias do lugar onde eu vivo, é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Comunicação, de Santa Cruz do Sul, e a A4 – Agência Experimental da Unisc.

Eduardo Flores, 15 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, conquistou o 1º lugar. A redação do estudante se tornou um curta-metragem produzido pelos acadêmicos do curso de Produção em Mídia Audiovisual. Com o auxílio da mãe e da professora, Eduardo escreveu o texto intitulado Um jeito artista de ser: o autismo além de quatro paredes, em que fala sobre seu jeito, sua família e seu dia a dia, além de contar sobre momentos marcantes da vida e a dificuldade de ser autista.

Durante a cerimônia, também foram premiados os alunos Esmael Henrique Bublitz, 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Cardeal Leme, que ficou em 2º lugar com a redação Memórias de cavaleiro sonhador, e Werick de Azevedo Vieira, 14 anos, do 8º ano da Escola Municipal Doutor Guilherme Hildebrand, em 3º lugar, com o texto Entre idas e vindas. Os critérios para classificação dos trabalhos foram adequação ao tema proposto, originalidade e criatividade, coesão, clareza e concisão na exposição textual, texto inédito e original.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, enfatizou a importância da parceria entre a Instituição e o município, mostrando histórias que se transformam na sétima arte. “É um circuito importante para a cidade, o segundo maior do Estado, atrás apenas de Gramado, mas que está crescendo a cada ano”, disse.

Já a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, disse sentir-se orgulhosa com o projeto. “São histórias que nos emocionam, nos sensibilizam, nos tocam profundamente. Esse é um projeto realmente especial, que nos orgulha muito e que tem um grande alcance, que atravessa os muros da escola e da Universidade”, disse.

Nesta edição, a organização do evento também prestou um reconhecimento às professoras Adriana Kist, da Emef Duque de Caxias; Silvana Marelin Budde, da Emef Guilherme Hildebrand; e Silvia Franco Padilha, da Emef Cardeal Leme, que acompanharam os alunos durante todo o processo de elaboração dos textos.

Antes da premiação, foi exibido o curta Um mundo em tons de azul, originado da redação vencedora. Ao final da cerimônia, a plateia, formada por estudantes da rede municipal, participou de um bate-papo com o professor da Unisc, Diego Weigelt, e com os alunos do curso de Produção em Mídia Audiovisual, responsáveis pela produção do curta – Bruno Granata (diretor e roteirista), Matheus Andrade (diretor de fotografia) e Eduarda Zarpellon (diretora de arte).

O filme está disponível no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=s4sZgQ5yGXs.

Os ganhadores

1º lugar: Eduardo Martins Flores, 15 anos

Um jeito artista de ser: o autismo além das quatro paredes

Escola Duque de Caxias – Professora Adriana Kist