Andréia Rosane de Moura Valim tomou posse no último dia 6

A professora e vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Rosane de Moura Valim, tomou posse como conselheira do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande Sul (Fapergs). A posse ocorreu durante reunião ordinária, no último dia 6, na sede da Fapergs. Andreia, que é farmacêutica com mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Biologia Celular e Molecular, foi indicada pelo Governo do Estado.

A professora diz ser uma honra representar os pesquisadores do Rio Grande do Sul no Conselho Superior da Fapergs, um Conselho que discute a política de pesquisa e de inovação estabelecida pela Fundação. “Estar representando o interior traz a possibilidade de sempre destacar que todas as regiões tenham acesso aos diferentes fomentos, reduzindo as assimetrias regionais.”

Segundo ela, na Região Metropolitana se tem um percentual importante de capacidade intelectual, mas é preciso estimular o interior para que tenha acesso aos recursos e para a formação de pesquisadores. “Formar mestres e doutores e fazer pesquisa de ponta. O meu papel no Conselho, sendo uma pessoa de uma universidade do interior, é fazer essa representação e sempre trazer esse argumento da importância do que é a pesquisa para além da Região Metropolitana do Estado.”

Andreia e o presidente do Conselho Pedro Gilberto Gomes FotoDivulgação

Andreia e o presidente do Conselho, Pedro Gilberto Gomes - Foto: Divulgação